Eleições 2022: Ciro Gomes promete ‘nova Petrobras’; veja propostas do candidato à presidência pelo PDT
O Brasil está a poucos dias de ir às urnas para escolher o próximo presidente da República.
O primeiro turno ocorre no domingo (2), e os brasileiros terão que eleger um dos 11 candidatos à presidência. Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), é um dos nomes na disputa pelo cargo.
Ciro apresentou seu Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) à sociedade brasileira, com propostas de investimento em ciência e tecnologia, redução da pobreza e das desigualdades sociais e melhorias na qualidade dos empregos.
O projeto também visa o financiamento de políticas públicas, mantendo o equilíbrio fiscal e a sustentabilidade das contas públicas a partir de uma “ampla” reforma tributária e fiscal, incluindo:
- redução de 20% em subsídios e incentivos fiscais;
- adoção do princípio de orçamento zero; e
- taxação de grandes fortunas.
O programa de governo de Ciro Gomes também propõe a junção de cinco impostos: ISS, IPI, ICMS, PIS e Cofins.
“Uma nova Petrobras”
Uma das prioridades do programa de governo de Ciro é mudar a política de preços da Petrobras (PETR3;PETR4), além de ampliar a capacidade das refinarias e transformar a companhia em “uma empresa de ponta no desenvolvimento de novas fontes de energia”, especialmente limpas.
Pelas diretrizes do governo, o setor privado deverá atuar “intensamente” nestes mercados de geração e comercialização das diversas novas fontes de energia da Petrobras.
Geração de crédito
Para promover a geração de crédito, renda e emprego, o PND tem como principais ações o refinanciamento de dívidas de famílias e empresas, estimulando credores a dar um desconto de 70%.
O governo de Ciro Gomes também quer implantar o programa de Renda Mínima Universal, englobando os pagamentos feitos pelo Auxílio Brasil, seguro-desemprego e aposentadoria rural.
Confira o documento completo com todas as propostas enviadas à Justiça Eleitoral.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!