Eleições 2022: Bolsonaro supera Lula na Venezuela e nos EUA, mas perde na Europa
Lula (PT) e Bolsonaro (PL) estão no segundo turno das eleições presidenciais. A disputa foi muito mais acirrada do que apontavam as pesquisas, com os dois candidatos separados por cinco pontos percentuais. O ex-presidente vai à dianteira com 48,4% dos votos válidos, seguido pelo atual mandatário, com 43,2%.
No Brasil, Lula levou 14 estados: os nove do Nordeste, Pará, Tocantins, Amazona, Amapá e Minas Gerais. Já Bolsonaro triunfou em todos os estados do Sul e do Centro-Oeste, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Roraima, Rondônia e Distrito Federal.
Bolsonaro vence nos EUA, mas perde na Europa
Fora do país, onde 301.509 votos foram computados, a disputa pelo primeiro turno também foi vencida por Lula. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 700 mil eleitores residentes no exterior estavam aptos a votar neste ciclo.
O ex-presidente saiu na frente da corrida presidencial com 47,13% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro aparece em segundo com 41,13%. Após eles, fecharam a lista dos mais votados Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil). Até o momento, 97% das urnas estão apuradas.
No recorte geográfico, Jair Bolsonaro levou vantagem no Japão, em Israel, na maior parte das cidades dos Estados Unidos, bem como em Moçambique, Indonésia, Grécia, Emirados Árabes Unidos, Paraguai e Venezuela.
Já o petista ficou à frente na Coréia do Sul, China, Tailândia, Argentina e maior parte da Europa. Em Lisboa, a cidade com maior número de votantes brasileiros fora do país, Lula teve praticamente o dobro de votos do que seu adversário, com 12 153 mil votos.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!