Eleições 2022

Eleições 2022: Bolsonaro conquista o Japão; Lula fica com China e Oceania; veja os boletins de urna

30 out 2022, 7:31 - atualizado em 30 out 2022, 7:37
AirAsia
Eleições 2022 já começaram para os brasileiros que residem no exterior, em especial do outro lado do mundo. Confira os boletins de urna na China, Japão e Oceania (Imagem: Reprodução/)

As eleições 2022 já começaram para os brasileiros que residem no exterior, principalmente do outro lado do mundo. Segundo divulgação extraoficial, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou vantagem nas duas principais cidades chinesas, Pequim e Xangai.

Boletim de urna em Xangai, na China (Foto: Consulado local; divulgação própria)
Boletim de urna em Pequim, capital da China (Foto: Embaixada local; divulgação própria)

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) levou a melhor no Cantão, no sul da China.

Boletim de urna na região do Cantão, na China (Foto: Consulado local)

O candidato à reeleição também conquistou a capital japonesa, Tóquio, com larga vantagem.

Já no Sudeste asiático, o ex-presidente que tenta um inédito terceiro mandato conquistou mais votos em Singapura.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do outro lado do mundo

Na Oceania, Lula também aparece na frente na cidade de Wellington, na Nova Zelândia. Na Austrália, a disputa em Brisbane entre o petista e Bolsonaro foi mais acirrada do que em Sydney.

Entenda como funciona

Nesses países, a votação aconteceu no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h, porém no fuso local. Com isso, é possível saber os resultados em cada seção eleitoral a partir dos boletins de urnas, fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, assim como acontece nos colégios eleitorais brasileiros.

Contudo, o resultado não é oficial porque a totalização e apuração dos votos ainda não começaram. A totalização começa só alguns minutos após e é preciso seguir alguns protocolos de segurança do sistema. Feito isso, os números passam a ser confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

EUA é o maior colégio externo

No exterior, são quase 700 mil brasileiros aptos a votar, um aumento de 40% em relação à eleição passada. Quem mora fora, só pode eleger presidente. No total, são 181 cidades estrangeiras participando das eleições 2022.

Os Estados Unidos são o maior colégio eleitoral de brasileiros no exterior, com 183 mil pessoas registradas, espalhadas em 14 cidades. Na América do Sul, a maior concentração de eleitores brasileiros é na Argentina, com 12,7 mil brasileiros cadastrados. Na Europa, Portugal tem o maior número de eleitores, sendo mais de 4 mil só na capital, Lisboa.

No primeiro turno, Lula venceu Bolsonaro no exterior, ficando com 47,1% dos votos contra 41,6%.   

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!