Eleições 2022: Bolsonaro conquista o Japão; Lula fica com China e Oceania; veja os boletins de urna
As eleições 2022 já começaram para os brasileiros que residem no exterior, principalmente do outro lado do mundo. Segundo divulgação extraoficial, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou vantagem nas duas principais cidades chinesas, Pequim e Xangai.
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) levou a melhor no Cantão, no sul da China.
O candidato à reeleição também conquistou a capital japonesa, Tóquio, com larga vantagem.
?️ BOLETIM DE URNA – 2º TURNO
? Tóquio, JAPÃOContribuição: @fkoike pic.twitter.com/qKtmWlazxz
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 30, 2022
- SEU SALÁRIO LÍQUIDO PODE MUDAR: Lula e Bolsonaro querem mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.
Já no Sudeste asiático, o ex-presidente que tenta um inédito terceiro mandato conquistou mais votos em Singapura.
?️ BOLETIM DE URNA
? Singapura pic.twitter.com/mAcWGZuLng— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 30, 2022
Do outro lado do mundo
Na Oceania, Lula também aparece na frente na cidade de Wellington, na Nova Zelândia. Na Austrália, a disputa em Brisbane entre o petista e Bolsonaro foi mais acirrada do que em Sydney.
?️ BOLETIM DE URNA – 2º TURNO
? Brisbane, AUSTRÁLIA pic.twitter.com/wCgfVvTfH5— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 30, 2022
RESULTADO DE SYDNEY, AUSTRALIA
LULA 61.3%
BOLSONARO 38.7%#Eleicoes2022 #Eleicao2022 #JáÉLulaNaAustrália pic.twitter.com/y0JXlELbyq— Alex Fleck (@A_FleckBrandao) October 30, 2022
?️ BOLETIM DE URNA – 2º TURNO
? Wellington, NOVA ZELÂNDIALula (PT) venceu nas quatro seções em Wellington, Nova Zelândia. pic.twitter.com/rcjfrwctl9
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 30, 2022
Entenda como funciona
Nesses países, a votação aconteceu no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h, porém no fuso local. Com isso, é possível saber os resultados em cada seção eleitoral a partir dos boletins de urnas, fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, assim como acontece nos colégios eleitorais brasileiros.
Contudo, o resultado não é oficial porque a totalização e apuração dos votos ainda não começaram. A totalização começa só alguns minutos após e é preciso seguir alguns protocolos de segurança do sistema. Feito isso, os números passam a ser confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
EUA é o maior colégio externo
No exterior, são quase 700 mil brasileiros aptos a votar, um aumento de 40% em relação à eleição passada. Quem mora fora, só pode eleger presidente. No total, são 181 cidades estrangeiras participando das eleições 2022.
Os Estados Unidos são o maior colégio eleitoral de brasileiros no exterior, com 183 mil pessoas registradas, espalhadas em 14 cidades. Na América do Sul, a maior concentração de eleitores brasileiros é na Argentina, com 12,7 mil brasileiros cadastrados. Na Europa, Portugal tem o maior número de eleitores, sendo mais de 4 mil só na capital, Lisboa.
No primeiro turno, Lula venceu Bolsonaro no exterior, ficando com 47,1% dos votos contra 41,6%.
- Com Lula ou Bolsonaro, poupança e conta corrente estão “comendo” o seu dinheiro sem você perceber – e a situação tende a piorar. Veja como fugir disso clicando aqui.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!