Eleições 2022 Bahia: Conheça os candidatos ao governo e ao senado do estado
Já em semana eleitoral, os votantes preparam suas colas para o primeiro turno das eleições, que será no domingo, dia 02 de outubro.
Neste ano, os brasileiros votam para presidente da república e governador dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de senadores, deputados federais e deputados estaduais.
Confira, abaixo, os candidatos concorrendo ao cargo de governador pelo estado da Bahia, além dos outros seis que disputam a vaga de senador.
Veja os candidatos ao governo
ACM Neto (União Brasil)
ACM Neto (União Brasil), advogado de formação, vem de uma família tradicional da política do estado da Bahia. Neto foi prefeito de Salvador por dois mandatos e deputado federal três vezes consecutivas.
Giovani Damico (PCB)
O professor da rede básica estadual de ensino Giovani Damico (PCB) tem 30 anos — idade mínima para ser governador —, e disputa pela primeira vez uma eleição para cargo majoritário.
Jerônimo Rodrigues (PT)
Jerônimo Rodrigues (PT), secretário de educação do Estado, é a aposta do atual governador Rui Costa para sucessão. Rodrigues já foi secretário nacional do desenvolvimento social, assessor especial da secretaria de planejamento e secretário de desenvolvimento rural.
João Roma (PL)
João Roma (PL), é o candidato indicado pelo atual presidente Jair Bolsonaro. O ex-ministro da Cidadania, foi eleito deputado federal em 2018, chefe da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em Salvador e chefe de gabinete de ACM Neto.
Kleber Rosa (PSOL)
Kleber Rosa (PSOL), professor e investigador da Polícia Civil, disputa sua primeira eleição este ano. Rosa foi diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia e fundador do Movimento Policiais Antifascismo.
Marcelo Millet (PCO)
Marcelo Millet (PCO), 36 anos, é motorista por aplicativo. Millet foi candidato a vice-prefeito de Salvador pelo PCO nas eleições de 2020.
Veja quem são os candidatos ao senado
O deputado federal Cacá Leão (PP), filho do vice-governador João Leão (PP), é candidato ao senado no lugar do pai. Leão é formado em gestão pública, foi eleito deputado estadual e depois federal.
Cícero Araújo (PCO) é o candidato ao senado. O partido de Araújo não fez coligações.
A Doutora Raissa Soares (PL) depôs na CPI da Covid-19 depois que ficou conhecida como Dra. Cloroquina, por receitar o medicamento no tratamento da doença. Soares é medica e foi secretária de saúde de Porto Seguro.
Marcelo Barreto (PMN) atuou por mais de 30 anos em serviço público com fornecimento de energia, e se apresenta como integrante do Comitê Gestor Estadual do Programa Luz Para Todos, onde esteve por quase 15 anos.
Otto Alencar (PSD), de 74 anos, é médico especializado em saúde do trabalho e foi eleito deputado estadual a primeira vez em 1986. Alencar ficou mais dois mandatos no cargo antes de ser eleito duas vezes como vice-governador. É senador desde 2014.
Tâmara Azevedo (PSOL), nunca eleita para cargo público, é socióloga e agente de turismo. A candidata faz parte do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia.
Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:
Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!