Eleições 2022: aprovado teste de integridade com biometria em urnas eletrônicas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (13) a realização do teste de integridade da urna eletrônica com biometria.
De acordo com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, a medida foi sugestão das Forças Armadas. Parte dos eleitores militares serão convidados para colher a biometria e testar a segurança do processo.
#SessãoTSE ⚖️ Plenário do @TSEjusbr aprova, nesta terça-feira (13/9), resolução sobre projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas: https://t.co/5msHHAXKK5 pic.twitter.com/NeBSX4DmUi
— TSE (@TSEjusbr) September 14, 2022
De acordo com Alexandre de Moraes, é possível que esse teste seja desnecessário para as próximas eleições.
Segundo o TSE, cerca de 640 urnas passarão pelos testes de integridade. Nas eleições de 2018, foram 100 aparelhos.
Além dos testes com biometria, a Justiça Eleitoral vai manter os tradicionais testes de integridade, nos quais servidores da Justiça Eleitoral e voluntários votam nas urnas, que fazem parte da auditoria para comparação dos resultados com o boletim de urna impresso.
O teste será feito em urnas eletrônicas sorteadas e contará com a participação voluntária de eleitores, que estiveram nas seções eleitorais no dia da votação.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!