Eleições 2022

Eleições 2022 Amazonas: conheça os candidatos ao senado e ao governo

06 ago 2022, 8:00 - atualizado em 16 ago 2022, 11:53
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado de Amazonas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja quem são os candidatos ao governo

Amazonino Mendes (Cidadania)

Amazonino Mendes (Cidadania) é talvez o político mais conhecido do estado. Prefeito da capital Manaus por três vezes foi outras três vezes governador do estado. Em 2020 foi candidato derrotado à prefeitura da capital.

Carol Braz (PDT) 

A defensora pública Carol Braz (PDT) foi secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos e esta em sua segunda eleição. Ex-juíza, foi filiada e presidente do PSC no estado antes de se transferir.

Eduardo Braga (MDB) 

O senador Eduardo Braga (MDB) tenta voltar a cadeira de governador, cargo que ocupou por dois mandatos. Eleito como prefeito e vice-prefeito de Manaus, Eduardo Braga foi deputado estadual e federal pelo estado, além de ter ocupado o cargo de Ministro de Minas e Energia durante o governo de Dilma Rousseff.

Henrique Oliveira (Podemos) 

O ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) é jornalista, foi o vereador eleito mais votado em Manaus, eleito deputado federal em 2010 e candidato derrota à prefeitura.

Israel Tuyuka (PSOL)

O indígena Israel Tuyuca (PSOL) é médico e professor. Também possui graduação em geografia e ciências sociais. Já foi candidato a vice-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas quando filiado ao PT.

Ricardo Nicolau (Solidariedade)

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) é candidato ao governo. Foi vereador de Manaus em 1996, depois deputado estadual, chegando a presidir a assembleia por duas oportunidades. Foi candidato à prefeitura de Manaus em 2020.

Wilson Lima (União Brasil)

O atual governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), é candidato à reeleição. Jornalista, ganhou popularidade ao apresentar um programa na TV A Crítica. A eleição de 2018 foi a primeira de Wilson Lima para um cargo eletivo.

Nair Blair (Agir)

Nair Blair é empresária e tem 51 anos. Em 2018, ela foi candidata a deputada distrital, no Distrito Federal (DF).

Veja quem são os candidatos ao senado

O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) foi pré-candidato à presidência pelo PSDB, mas acabou derrotado nas prévias do partido. Além de prefeito da capital, cargo que ocupou por 3 mandatos, foi senador pelo estado por 8 anos e deputado federal por 3 vezes.

Coronel Menezes (PL) é coronel da reserva do Exército. Sua primeira eleição foi em 2020 quando se candidatou para a prefeitura de Manaus. Próximo do presidente da república, Menezes administra uma instituição financeira desde 2010.

Nascido em São Paulo, Luiz Castro (PDT) se mudou para Manaus aos 17 anos. Formado em direito, foi eleito prefeito de Envira, quando presidiu a associação de municípios do estado, e eleito três vezes deputado estadual.

Omar Aziz (PSD) começou a carreira pública em 1988 como vereador de Manaus. Foi eleito deputado estadual posteriormente e vice-prefeito de Manaus por dois mandatos, assim como vice-governador do estado. Foi eleito governador e depois senador do Amazonas.

Elissandro Amorim Bessa (Solidariedade) é vereador da cidade de Manaus.

Marília Freire (Psol) é membro do coletivo feminista humanista, promotora de justiça e foi professora de direito.

Pastor Peter Miranda (Agir) esta em sua primeira campanha.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do BrasilClique aqui e deixe seu voto!