Eleições 2022

Eleições 2022 Amapá: conheça os candidatos ao senado e ao governo

08 ago 2022, 10:00 - atualizado em 16 ago 2022, 11:03
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Amapá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja quem são os candidatos ao governo

Jaime Nunes (PSD) 

O atual vice-governador Jaime Nunes (PSD) tenta vencer a eleição para chefiar o executivo do estado. Empresário, atua em ramos diversos que vão de logística a uma filiada da Rede Record no estado.

Teles Júnior (PDT)

Teles Júnior (PDT) é professor universitário e economista. Apesar de não descartar compor a chapa como vice, Teles mantém a pré-candidatura ao governo do estado. Candidato à deputado federal nas eleições de 2018, foi secretário de estado.

Pastor Geisel (PRTB)

Pastor Geisel (PRTB) esta em sua primeira disputa para cargo eletivo. Teólogo, Geisel é oficial de justiça do Tribunal de Justiça do Amapá e professor de direito. Escritor, é membro da academia amapaense de letras.

Clécio Luis (Solidariedade)

Clécio Luis (Solidariedade) foi eleito em 2012 ao cargo de prefeito de Macapá, sendo reeleito quatro anos depois. Antes, foi vereador da cidade por dois mandatos. Professor, foi policial civil e secretário estadual de educação antes de entrar na política.

Professor Gianfranco (PSTU)

Professor Gianfranco (PSTU) tem 48 anos, é professor da rede pública estadual há mais de 20 anos e tenta sua primeira vitória em eleições. Foi candidato ao governo do Amapá em 2018 e a prefeitura de Macapá em 2020.

Jairo Palheta (PCO)

Com 43 anos, Jairo Palheta da Silva Marquês foi candidato a vice-prefeito de Macapá em 2020 e a deputado federal em 2018, ambos pelo PSTU e não conseguindo se eleger. Ele conseguiu ser suplente de deputado estadual em 2010, pelo PP.

Gilvam Borges (MDB)

Gilvam tem 64 anos, é sociólogo e empresário. Ele já foi deputado federal de 1991 a 1995 e senador por dois mandatos, de 1995 a 2005. Gilvam concorreu também à prefeitura de Macapá em 2016, sendo o segundo mais votado; e em 2018 disputou vaga ao Senado.

Veja quem são os pré-candidatos ao senado

Atual senador pelo estado em seu segundo mandato, Davi Alcolumbre (União Brasil) chegou a presidir o Senado Federal. Vereador da capital Macapá, Alcolumbre foi deputado federal por três mandatos.

Rayssa Furlam (MDB) é estreante na política. Médica, é casada com o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, mãe  de quatro filhos e atualmente é secretária de Mobilização e Participação Popular de Macapá.

Guaracy Júnior (PTB) é pastor, tem 46 anos, natural de Belém. Foi candidato à prefeitura de Macapá em 2020 e tenta sua primeira eleição a um cargo eletivo.

Atual senador do Amapá, João Capiberibe (PSB) foi prefeito de Macapá e governador do estado por dois mandatos. Esta em seu segundo mandato.

Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Amapá, Sueli Pini (PRTB) esta em sua primeira eleição.

Gilberto Laurindo (Patriota) é engenheiro agrônomo de formação. Fez parte da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Federação do Comércio (FECOMÉRCIO), Conselho do Sebrae Amapá e na Junta Comercial do Amapá (JUCAP).

Marinaldo de Sousa Silva (PCO) 

Valdenor Guedes (Avante) é químico industrial e servidor público federal aposentado, e também atua como professor de física, matemática e química, além de ser diretor técnico da antiga Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). Na carreira política, ele coleciona três mandatos como deputado federal: eleito em 1990 e 1994, e assumindo como suplente em 2003.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do BrasilClique aqui e deixe seu voto!