Eleições 2022 Alagoas: conheça os candidatos ao Senado e ao governo
O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.
Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado de Alagoas.
Veja quem são os candidatos ao governo de Alagoas
Paulo Dantas (MDB)
Paulo Dantas (MDB) foi o deputado estadual escolhido de forma indireta para ocupar o cargo de governador até o dia 31 de dezembro após a renúncia de Renan Filho (MDB). Dantas foi eleito e reeleito prefeito de Batalha, cidade que tem sua esposa como atual prefeita, e é filho de Luiz Dantas, ex-presidente da assembleia legislativa.
Rodrigo Cunha (União Brasil)
Atual senador do estado, Rodrigo Cunha (União Brasil) é advogado, filho da ex-deputada federal assassinada Ceci Cunha e foi deputado federal por um mandato antes de eleito senador com a maior votação do estado.
Rui Palmeira (PSD)
O advogado Rui Palmeira (PSD) é de família política tradicional do estado. O avô Rui Soares foi senador, o pai, Guilherme Palmeira, deputado, senador e governador do estado. Rui foi eleito deputado estadual, federal e prefeito de Maceió por duas vezes.
Fernando Collor (PTB)
O ex-presidente Fernando Collor (PTB) vai tentar a reeleição como senador do estado. Antes de eleito presidente da República, foi governador e deputado federal. Também foi eleito prefeito de Maceió.
Bombeiro Luciano Fontes (PMB)
Natural de Arapiraca, Luciano Valdomiro Silva Fontes tem 44 anos. É bombeiro militar há 16 anos, atualmente lotado no quartel de União dos Palmares. Em 2018, disputou sua primeira eleição.
Luciano Almeida (PRTB)
Nascido em Maceió, Luciano André Costa de Almeida tem 53 anos, é casado e tem três filhos. Essa é a primeira vez que ele se candidata a um posto político.
Professor Cícero Albuquerque (Psol)
Cícero Albuquerque é professor universitário e educador popular. Em 2018 foi candidato ao Senado, antes foi candidato a prefeito de Atalaia, cidade onde nasceu, nas eleições de 1996. Também disputou o cargo de deputado estadual em 1998.
Veja quem são os pré-candidatos ao senado
Davi Davino Filho (PP) esta em seu segundo mandato como deputado estadual. Filho do vereador Davi Davino, Davi Davino Filho foi candidato a prefeitura de Maceió em 2020 e tenta pela primeira vez a eleição ao senado.
Mário Agra (PSOL), de 66 amos, é servidor aposentado da Secretaria de Agricultura. Disputa eleições desde 2006, tendo sido derrotado para os cargos de deputado estadual, prefeito de Maceió e governador. Tenta pela primeira vez uma vaga no senado.
Eleito e reeleito governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) abdicou ao cargo para disputar uma vaga no senado. Filho de Renan Calheiros (MDB), Renan Filho já foi eleito deputado federal e prefeito de Murici.
Bombeiro Militar Suzana Souza (PMB) é natural de Recife (PE) e tem 44 anos. Esse é a primeira vez que a bombeira militar disputa um cargo público.
Do Valle (Pros) é coronel da Polícia Militar de Alagoas tem 54 anos e é natural de Recife (PE). Essa é a segunda vez que Do Valle disputa uma eleição direta. A primeira vez foi em 2018, quando tentou se eleger como deputado federal.
Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:
Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).
?Money Times é Top 8 em Investimentos!?
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!