Eleições 2022 Acre: conheça os candidatos ao Senado e ao governo
O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.
Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Acre.
Veja quem são os candidatos ao governo do Acre
David Hall (Avante)
Professor, David Hall (Avante), de 35 anos, tenta pela segunda vez chegar à chefia do executivo do Acre. Formado em filosofia, Hall foi um dos fundadores do partido Rede Sustentabilidade no estado, é um dos dirigentes do Avante e nunca ocupou cargo eletivo.
Gladson Cameli (PP)
Atual governador, Gladson Cameli (PP) tenta a reeleição em outubro. Sobrinho do ex-governador do estado Orleir Cameli, Gladson começou a carreira como deputado federal por dois mandatos e foi senador do estado antes de vencer a eleição em 2018 para governador.
Mara Rocha (MDB)
Mara Rocha (MDB) é outra deputada federal candidata ao governo do estado. Candidata mais votada no estado em 2018, Mara terá como candidato seu irmão Major Rocha (PSL), deputado federal e atual vice-governador do estado.
Nilson Euclides (PSOL)
Candidato ao governo, Nilson Euclides (PSOL) é cientista político e professor. Natural de Mato Grosso do Sul, Euclies nunca ocupou cargo eletivo e foi consultor do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Justiça.
Sérgio Petecão (PSD)
Sérgio de Oliveira Cunha, o Sérgio Petecão (PSD), é um tradicional político do Acre. Foi deputado estadual foi 3 mandatos, sendo presidente da assembleia legislativa por duas vezes, deputado federal e é atual senador pelo estado em seu segundo mandato. Foi candidato a prefeitura de Rio Branco por duas vezes, mas saiu derrotado.
Márcio Bittar (União Brasil)
Atual senador, Márcio Bittar (União Brasil) tenta pela quarta vez a eleição para governador do estado. Deputado estadual por um mandato e deputado federal por duas vezes, Bittar tentou também por duas vezes e eleição para prefeitura de Rio Branco.
Jorge Viana (PT)
Jorge Ney Viana Macedo Neves tem 62 anos e é engenheiro florestal. Seu primeiro mandato foi de prefeito entre 1993 a 1996. Já em 1999 ele assumiu o governo do estado, sendo reeleito e ficando no cargo até 2006. Já em 2011, ele foi senador, cargo que permaneceu até 2019.
Veja quem são os candidatos ao senado
Jenilson Leite (PSB) é atual deputado federal em seu segundo mandato. Médico, foi presidente da Associação Médica Nacional e foi filiado ao Partido Comunista do Brasil antes de se transferir, em 2019, para o PSB.
O jornalista Alan Rick (União Brasil), de 45 anos, esta em seu segundo mandato como deputado federal. Âncora da TV Gazeta, filiada da Record no Acre, aposta na popularidade e nas redes sociais para se eleger ao senado.
Carlos Beyruth Borges (PSDB) é médico, foi secretário municipal de saúde de Rio Branco.
Márcia Bittar (PL), esposa de Márcio Bittar, atual senador e pré-candidato ao governo do estado, é historiadora, professora e coordenou as campanhas do marido. É a primeira eleição que disputa.
O advogado Sanderson Moura (PSOL) é pré-candidato ao senado. Escritor, Sanderson é membro da academia acreana de letras e já declarou que pode concorrer ao governo do estado ao invés de uma a uma vaga no senado.
Vanda Milani (PROS), atual deputada federal pelo Acre, é mais uma pré-candidata à uma vaga no senado. Professora, delegada e procuradora de justiça, Vanda foi procuradora geral do estado e presidente da associação do ministério público do estado.
Dimas Sandas (Agir) , 40 anos, é jornalista com pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Administração Pública. Foi diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre, diretor executivo da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos do Acre e da Secretaria de Estado de Planejamento do Acre.
Nazareth Araújo (PT) é procuradora e foi vice-governadora do Acre. Procuradora-Geral do Acre de 2007 a 2010, foi candidata a suplente de senadora em 2018. Em 2014 foi eleita vice-governadora.
Ney Amorim (Pode) foi candidato ao senado em 2018. Esta em seu terceiro mandato como deputado estadual. É policial civil, chegou a concorrer uma vez para a assembleia sem sucesso.
Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:
Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).
?Money Times é Top 8 em Investimentos!?
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!