Eleições Americanas

Eleição dos EUA: Como funciona o processo eleitoral norte-americano?

30 out 2024, 16:53 - atualizado em 30 out 2024, 16:53
eleições-eua-trump-kamala-harris-como-funciona
Eleição EUA: Como funciona o processo eleitoral norte-americano? (Imagem: iStock/twinsterphoto)

Falta menos de uma semana para começar a eleição dos Estados Unidos, que ocorre na próxima terça-feira (5). O sistema eleitoral norte-americano é bem diferente do brasileiro, tendo como uma das principais particularidades a disputa bipartidária.

Nos EUA, os dois principais partidos que disputam para o cargo na Casa Branca são os Republicanos e os Democratas. Nestas eleições, os candidatos que fazem parte da corrida presidencial são Donald Trump e Kamala Harris, nos respectivos partidos.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? O Money Times entrevistou analista que está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas para comprar agora. Clique aqui e acesse.

Existem outros partidos, como Libertário, Reformista, Verde, mas que não possuem força o suficiente para dominar o sistema político americano junto com os Democratas e Republicanos.

Historicamente, o partido Republicano é mais “conservador”, defendendo a prosperidade econômica, preservação dos valores e tradições americanas e a restauração do “American Dream” (sonho americano).

Já o partido Democrata é considerado “liberal”. De acordo com a página oficial da sigla, eles acreditam que a economia deveria funcionar para todos.

Além disso, os Democratas defendem o direito à saúde e a defesa da diversidade. “Os democratas estão empenhados em garantir um futuro mais forte e mais justo para todos os americanos”, afirma a página.

Nas eleições deste ano, as pesquisas eleitorais mostram um empate entre Trump e Harris. De acordo com a pesquisa do The New York Times, em parceria com a Siena College, os candidatos aparecem empatados com 48%.

Como funciona a contagem dos votos na eleição?

O sistema de votação e a contagem de votos nos Estados Unidos possuem algumas particularidades, como o sistema de eleição indireto para o presidente da república. Além disso, o voto é impresso e não obrigatório.

Basicamente, quem realmente elege o presidente é o Colégio Eleitoral. Ao todo, 538 delegados se reúnem para representar a população de cada estado e escolher quem assumirá os cargos pelos próximos quatro anos.

Após o dia da eleição, os votos dos eleitores vão para a contagem estadual e o candidato que vencer naquela região recebe os delegados do estado. Por exemplo: o estado do Texas possui 40 delegados, caso Trump receba a maioria dos votos na região, ele recebe os 40 dos 538 delegados do país.

Dessa forma, o candidato precisa de 270+1 delegados para formar a maioria simples e vencer as eleições. O nome deste sistema é “winner-takes-all”, ou “o vencedor leva tudo”.

É possível um estado fazer a recontagem dos votos, dependendo das leis e regulamentações internas da região. Normalmente, a recontagem ocorre quando há uma margem estreita de vitória ou a pedido de um partido ou candidato.

Vale ressaltar que, esta regra não vale para os estados de Maine e Nebraska. O Distrito de Colúmbia (Washington D.C.) possui uma contagem similar, apesar de não possuir representação plena no Congresso.

Contagem de votos em Maine e Nebraska

Em ambos os estados, os votos são contabilizados através dos distritos. Em vez de dar todos os votos ao vencedor, Maine e Nebraska dividem seus votos eleitorais entre o vencedor do estado e os vencedores em cada distrito (regiões dentro do estado).

Por exemplo: Maine possui 4 votos eleitorais, que são distribuídos em 2 votos para o vencedor no estado inteiro e 1 voto para o vencedor em cada distrito (o estado possui 2 distritos). Com isso, caso um candidato ganhe no estado todo e em um distrito, ele receberá 3 votos e seu concorrente, 1.

Quantidade de delegados por estado dos EUA

Estado Delegados
Califórnia 54
Texas 40
Flórida 30
Nova York 28
Pensilvânia 19
Illinois 19
Ohio 17
Georgia 16
Carolina do Norte 16
Michigan 15
Nova Jersey 14
Virgínia 13
Washington 12
Arizona 11
Massachussets 11
Tennessee 11
Indiana 11
Maryland 10
Colorado 10
Minnesota 10
Missouri 10
Wisconsin 10
Alabama 9
Carolina do Sul 9
Kentucky 8
Luisiana 8
Oregon 8
Oklahoma 7
Connecticut 7
Arkansas 6
Mississippi 6
Utah 6
Nevada 6
Iowa 6
Kansas 6
Nebraska 5
Novo México 5
Maine 4
Rhode Island 4
Montana 4
Hawaii 4
Idaho 4
Nova Hampshire 4
Virgínia Ocidental 4
Dakota do Norte 3
Distrito de Colúmbia 3
Vermont 3
Wyoming 3

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar