Eleições 2022

Eleição deve ser decidida no segundo turno, diz Goldman Sachs

22 set 2022, 15:55 - atualizado em 22 set 2022, 15:55
Lula Jair Bolsonaro e Ciro Gomes
Pesquisas divulgadas nesta semana sugerem que o ex-presidente de 76 anos está perto dos mais de 50% dos votos válidos necessários para vencer a eleição em 2 de outubro (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A eleição presidencial provavelmente será decidida em segundo turno, apesar de pesquisas recentes mostrarem o favorito Luiz Inácio Lula da Silva a curta distância de uma vitória no primeiro turno, de acordo com o Goldman Sachs.

Pesquisas divulgadas nesta semana sugerem que o ex-presidente de 76 anos está perto dos mais de 50% dos votos válidos necessários para vencer a eleição em 2 de outubro.

A vitória de Lula no primeiro turno não é impossível, mas como os economistas Alberto Ramos e Renan Muta observaram em relatório divulgado quinta-feira, as preferências de voto estão agora bem consolidadas. “Os eleitores parecem ter decidido seu voto muito mais cedo do que nas eleições anteriores: houve poucos eleitores indecisos desde meados de 2021”, escreveram.

Diminuindo ainda mais as chances de vitória definitiva de Lula na próxima semana, os economistas apontaram pesquisa que sugere que a base política de Jair Bolsonaro, 67, pode estar mais energizada, enquanto “as taxas de abstenção podem ser comparativamente mais altas entre os apoiadores de Lula”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!