Eleição: Bolsonaro pediu ajuda a Biden para vencer Lula, diz Bloomberg
O presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) pediu ajuda ao seu colega americano, Joe Biden, para derrotar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), atual líder nas pesquisas de intenção de voto.
Segundo a agência de notícias Bloomberg, o pedido foi feito no encontro reservado entre os dois chefes de Estado, em agenda paralela à 9ª Cúpula das Américas, realizada nesta semana em Los Angeles.
Ainda de acordo com a Bloomberg, Bolsonaro aproveitou um comentário de Biden sobre a necessidade de preservar a integridade das eleições brasileiras para lhe pedir ajuda. Diante do pedido do ex-capitão, Biden teria mudado de assunto, segundo a agência de notícias.
Bolsonaro volta a duvidar de eleição de Biden
O brasileiro também teria tentado convencer o americano de que uma vitória de Lula na eleição de outubro representaria uma derrota dos interesses dos Estados Unidos.
A Bloomberg lembra que o pedido de ajuda veio dias depois de Bolsonaro novamente colocar em dúvida a legitimidade da vitória de Biden sobre Donald Trump em 2020, ecoando as teorias conspiratórias de que houve fraude generalizada na eleição.
Biden, por outro lado, manifestou apoio público ao sistema eleitoral brasileiro durante a Cúpula das Américas. Para ele, o Brasil possui uma democracia vibrante e inclusiva, sustentada por sólidas instituições eleitorais.
Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!