Eleição argentina: Javier Milei ou Sergio Massa? De quem seria a “tirania” citada pela vice de Milei?
A três dias do segundo turno da eleição presidencial na Argentina, continua quente a polêmica em torno da declaração de Victoria Villarruel, candidata a vice na chapa de Javier Milei, de que somente uma “tirania” salvaria o país.
A afirmação foi feita numa entrevista ao canal de televisão LN+, do grupo La Nación, na terça-feira (13), quando criticava a estratégia de seu adversário e atual ministro da Economia, o peronista Sergio Massa, para vencer a disputa no próximo domingo (19).
- Uma ação se beneficia com a onda de calor e pode “esquentar” o bolso dos investidores: Confira qual é a empresa no Giro do Mercado e não perca a oportunidade, é só clicar aqui:
“Me supreende que Massa esteja incendiando tudo e pretenda assumir o poder no dia 10 de dezembro”, afirmou Villarruel. ‘Então, que país você quer assumir? Um país devastado. E como você acha que poderá resolver isso, se não for com uma tirania?”, arrematou a vice de Milei.
A declaração não foi questionada pelos apresentadores do LN+, que encerraram a entrevista imediatamente depois, num clima de bastante cordialidade e bom humor.
Eleição argentina: Tirania de Victoria Villarruel vira batata-quente entre peronistas e ultraliberais
Foi o suficiente para elevar ainda mais a temperatura da corrida presidencial. Políticos alinhados a Massa e parte da imprensa criticou a declaração, afirmando que a vice de Milei defendeu a implantação de um regime autoritário para resolver os graves problemas econômicos e sociais da Argentina.
Outra parte da imprensa e os aliados de Milei reagiram, afirmando que as declarações foram tiradas do contexto e que, na verdade, Villarruel disse que, após incendiar o país para vencer a eleição, Massa só conseguiria governar, se implantasse uma tirania.
Ontem (15), a candidata a vice recorreu a sua conta no X (antigo Twitter) para se explicar. Em uma curtíssima mensagem, ela afirmou que “no domingo, podemos votar pela liberdade, ou instaurar a tirania da corrupção. A verdade sempre vence”.
El domingo podemos votar por la Libertad o instaurar la Tiranía de la corrupción. La Verdad siempre vence. #MileiPresidente ?? pic.twitter.com/UPh7a9C9vr
— Victoria Villarruel (@VickyVillarruel) November 15, 2023
Apesar da explicação, analistas políticos argentinos não descartam o impacto da polêmica no resultado das urnas. Com uma redemocratização que completa 40 anos, após um ciclo de ditaduras militares, a Argentina tem um histórico de confrontar as feridas do regime autoritário. O acerto de contas com o passado se deu, entre outros, com o julgamento e prisão de importantes personagens da ditadura.
Além disso, Milei chega aos últimos dias de campanha sem uma clara vantagem sobre Massa – e vice-versa -, após participações medianas de ambos no debate do segundo turno, realizado no fim de semana passado.