Electrolux reduz perspectivas para 2022 após queda de lucro no 1° tri
A Electrolux teve queda menor do que a esperada no lucro trimestral, mas rebaixou sua perspectiva para 2022 devido a pressões políticas e inflacionárias, problemas na cadeia de suprimentos e incerteza em torno da pandemia de Covid-19.
O lucro operacional da maior fabricante de eletrodomésticos da Europa caiu para 1,58 bilhão de coroas suecas (161 milhões de dólares) no primeiro trimestre, ante 2,3 bilhões um ano antes, com menores volumes de vendas. Analistas ouvidos pela Refinitiv previam, em média, lucro de 962 milhões de coroas suecas.
A empresa disse que repassou para os clientes os custos de matéria-prima e logística mais altos e que planeja aumentar ainda mais os preços neste segundo trimestre.
A fabricante de linha branca disse esperar que as restrições da cadeia de suprimentos comecem a melhorar sequencialmente a partir de meados de 2022.
“Estimamos que o segundo trimestre será tão desafiador quanto o primeiro, com riscos significativos de interrupções relacionadas ao ressurgimento do coronavírus na China“, disse o presidente-executivo Jonas Samuelsson, em comunicado.
A Electrolux disse que a visibilidade para o resto do ano é limitada e reduziu sua perspectiva de mercado para a Europa devido à menor confiança do consumidor. Também mudou a previsão para a América do Norte devido a restrições de oferta.
A Electrolux disse que reiniciou vendas e produção limitadas na Ucrânia na segunda quinzena de abril, depois de interromper suas operações na Rússia, Ucrânia e Belarus por causa da guerra.
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