Elas na Direção: Uber lança plataforma para aumentar comunidade de mulheres motoristas
A Uber anunciou ontem (24) o lançamento da plataforma Elas na Direção, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora. A intenção é contemplar tanto mulheres que já dirigem usando o aplicativo como aquelas que ainda não se cadastraram.
“Ao analisarmos as questões de gênero, verificamos que a mulher tem impactos na sua taxa de sucesso devido, por exemplo, ao tempo disponível para trabalhar e conciliar as funções em casa e com a família, que continuam sendo de sua responsabilidade. Ter uma fonte de renda em que as horas trabalhadas são definidas pela própria mulher, como no caso de ser motorista parceira da Uber, favorece sua independência financeira”, explica Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora.
O projeto começou em Campinas, Curitiba e Fortaleza, sob formato piloto. A Uber tem planos de expandir a plataforma para todo o Brasil em 2020.
Além das promoções especiais, a Elas na Direção terá novas ações tanto para mulheres motoristas quanto para aquelas que desejam se tornar parceiras do aplicativo de transportes.
U-Elas
A ferramenta U-Elas é uma das novidades da plataforma, e permite que as motoristas parceiras tenham como receber somente chamadas de passageiras mulheres.
“A ferramenta U-Elas pode ser ligada a qualquer momento e estará disponível exclusivamente para parceiras mulheres”, diz Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil. “Esperamos que esse seja um primeiro passo para que, no futuro, tenhamos um número suficiente de mulheres dirigindo com a plataforma para também oferecer essa opção para usuárias mulheres”.
A função começa a ser testada nas cidades-piloto em novembro e deve ser expandida para outras cidades brasileiras ainda em 2020.
Além da U-Elas, a Elas na Direção terá uma plataforma educativa com cursos online sobre empoderamento pessoal e econômico. Uma Rede de Apoio com especialistas mulheres também será criada.
Parceria com Localiza
A Uber também fechou uma parceria com a Localiza Hertz (RENT3) para que a locadora ofereça condições exclusivas nas três cidades-piloto do projeto. As mulheres que se cadastraram no aplicativo, mas nunca realizaram uma corrida, terão acesso ao aluguel de um carro com preço inferior. Para facilitar o acesso, não será exigido cartão de crédito.