El-Erian diz que manchetes alarmistas podem piorar desaceleração
Notícias negativas sobre os mercados podem abrir caminho para uma desaceleração econômica que exigirá vontade política para que possa ser evitada, disse Mohamed El-Erian, principal assessor econômico da Allianz.
“Podemos acabar numa situação em que as pessoas leem essas manchetes alarmistas, ficam preocupadas, param de gastar”, disse El-Erian, que também é colunista do Bloomberg Opinion, em entrevista à rádio Bloomberg. “Quando param de gastar, as empresas param de investir. E depois teremos uma grande desaceleração.”
Os mercados acionários dos Estados Unidos fecharam com queda de 3% na quarta-feira com a inversão da curva de juros, historicamente um indicador confiável de que uma recessão se aproxima.
Segundo El-Erian, os mercados “desejam” melhores fundamentos na Europa, que pode estar mais próxima de uma recessão, assim como na China e nos EUA.
Em sua opinião, os governos precisam adotar políticas para estimular o crescimento, e não apenas reduzir os juros, para conseguir restaurar a confiança do mercado. “’É mais um problema político do que de engenharia”, disse.
A guerra comercial EUA-China decorre de queixas genuínas sobre equilíbrio, e é provável que continue. “Não vejo a China fazendo as concessões necessárias”, disse. “Nem vejo os EUA flexibilizando suas demandas. Então, o melhor que vejo é um cessar-fogo por algumas semanas, alguns meses.”