CryptoTimes

Edward Snowden leiloa NFT a favor da liberdade de imprensa

16 abr 2021, 13:17 - atualizado em 16 abr 2021, 13:17
Token NFT de Snowden foi criado para apoiar as liberdades de imprensa e de expressão (Imagem: The Freedom of the Press Foundation)

O ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Edward Snowden, está leiloando seu primeiro token não fungível (NFT). 

O NFT intitulado “Stay Free” (“Fique livre”, em tradução livre) começou a ser leiloado ontem (15).

“Doei um #NFT exclusivo à caridade para apoiar a defesa de jornalistas e delatores. Se você tem interesse em retratos feitos a partir de opiniões históricas legais – ou quer apenas apoiar a causa –, o NFT irá a leilão hoje às 15h, no horário de Nova York”, tuítou Snowden, ontem (15), logo antes de listar o colecionável. Snowden acrescentou que o NFT terá emissão de carbono reduzida.

Uma hora após o lançamento, o token colecionável já tinha lances de 40 ETH (pouco mais de US$ 100 mil). Até o momento, os lances chegaram a 200 ETH, o que representa quase US$ 500 mil.

O NFT apresenta um retrato de Snowden, feito pelo famoso fotógrafo Platon, contra um fundo em que consta a importante decisão do tribunal, na qual foi afirmado que a Agência Nacional de Segurança violou a lei por meio de vigilância em massa.

Segundo o site em que acontece o leilão, o NFT foi produzido por um software de código aberto.

Todos os ganhos com a venda serão destinados à Fundação de Liberdade de Imprensa, a qual se dedica a financiar e apoiar as liberdades de expressão e de imprensa. Snowden é o presidente do comitê de diretores da fundação desde 2016. 

“Aplicações emergentes de criptografia podem ter um papel importante em apoiar os nossos direitos”, disse Snowden em um comunicado da Fundação de Liberdade de Imprensa.

“Esse leilão impulsionará o desenvolvimento de valiosos usos de criptografia para proteger a privacidade, para salvaguardar a liberdade de imprensa e para servir ao público.”