Posse

Eduardo Leite toma posse no Rio Grande do Sul alfinetando Jair Bolsonaro

01 jan 2023, 12:40 - atualizado em 01 jan 2023, 12:40
Eduardo Leite
Eduardo Leite toma posse como governador do Rio Grande do Sul para segundo mandato e prega relação de respeito com Lula (Foto: Palácio Piratini/Divulgação)

Eduardo Leite (PSDB) tomou posse como governador do Rio Grande do Sul para o seu segundo mandato. O político, que renunciou ao cargo em março de 2022 para concorrer as prévias de presidenciáveis do partido, lembrou parte do discurso que fez quatro anos atrás.

“Fazer do Rio Grande do Sul o melhor estado do país para se viver ainda é o horizonte a ser perseguido por nós”, disse Leite no discurso, após ser o primeiro governador reeleito da história do estado.

Eduardo Leite alfineta Bolsonaro

O governador empossado aproveitou a solenidade para lembrar e homenagear os gaúchos vítimas de covid-19, expressar os sentimentos aos familiares e alfinetar o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A perda de muitas delas poderia ter sido evitada se houvesse maior compreensão de outras lideranças e se tivessem adiantando a vacinação e outras medidas”, declarou, acrescentando que o seu governo lutou contra o coronavírus e o negacionismo, além da desinformação.

Eduardo Leite destaca prioridades de segundo mandato

Com 27 Secretarias, Leite disse que as prioridades de seu governo serão educação, desenvolvimento e combate à pobreza infantil.

Além disso, o governador destacou que seu mandato apoiará o agronegócio, a agricultura familiar e o empreendedorismo.

Após o Rio Grande do Sul passar por dois períodos de forte estiagem, o governador reeleito afirmou o compromisso de que o estado, forte no setor, investirá em um programa robusto de irrigação.

Ainda entre as prioridades de governo, o político do PSDB ressaltou o compromisso com as contas públicas e a receita do estado, em que alegou ter sido eleito para manter a “solidez fiscal”. “Não há vitória social sem êxito fiscal”, discursou.

Respeito ao governo Lula

Eduardo Leite reforçou que o seu papel como governador é liderar um grupo para colocar os sonhos dos gaúchos no papel e mostrar o que será viável.

Ademais, ele garantiu que, apesar de ser de um partido de oposição, manterá uma relação de respeito com o governo federal, já que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva “tem as mesmas pautas que o Rio Grande do Sul”.

Por fim, o primeiro governador reeleito do estado afirmou que “fará o que puder” para honrar as expectativas do povo gaúcho.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar