Eduardo Girão: Quem é o candidato ‘terceira via’ que tenta a presidência do Senado?
Na quarta-feira (1), deputados federais e senadores eleitos e reeleitos se reúnem em Brasília para iniciar seus mandatos e, como ato do primeiro dia, definir quem serão os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Os senadores definem não apenas que organizará a pauta da Casa, mas também quem será o terceiro na linha sucessória da presidência da República. Também quem terá em mãos o poder, por exemplo, de iniciar o processo de cassação de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
E é pensando na polarização política que existe atualmente no país um candidato se coloca como “terceira via” e opção aos candidatos apoiados por Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro.
Quem é Eduardo Girão (Pode)
Luiz Eduardo Grangeiro Girão, ou apenas Eduardo Girão, é filiado ao Podemos e está em seu primeiro mandato político, sendo senador pelo Ceará. Antes da carreira política, Girão atuava como empresário nos ramos de hotelaria, transporte de valores e segurança privada.
Também tem atuação no desenvolvimento de políticas de incentivo ao cinema brasileiro e chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube, equipe que disputa a primeira divisão do futebol nacional.
Em suas atividades como parlamentar estão projetos de redução no número de parlamentares e o voto contrário ao decreto que flexibilizava o uso de armas. Autor do requerimento que pediu a abertura do que se tornou a CPI da Covid no Senado, Girão tentou sempre mostrar um perfil entre os que atacavam e defendiam o governo de Jair Bolsonaro.