EDP Brasil sobe mais de 4% com Three Gorges Holding interessada em fusão
Na tarde desta terça-feira as ações da EDP (ENBR3) Brasil operam com forte alta de 4,74% a R$ 20,54, figurando assim entre as maiores altas do Ibovespa. O mercado reage bem à notícia de que a Three Gorges Holding, controladora da hidrelétrica chinesa de Três Gargantas, avalia um acordo para obter o controle dos negócios no Brasil da EDP-Energias de Portugal. As informações da são da Bloomberg.
De acordo do a agência de notícias, a estatal chinesa estuda a fusão dos seus ativos no Brasil dos as operações da EDP no país. Com isso, a Three Gorges teria uma participação majoritária na nova empresa.
A Bloomberg informou ainda que as deliberações estão em estágio inicial e, portanto, as empresas podem optar por outros caminhos.
Desde o início do ano, a unidade brasileira da EDP teve alta de 33% em suas ações, com valor de mercado de cerca de US$ 3 bilhões.
Em abril, a Três Gargantas encerrou sua oferta de aquisição de 9,1 bilhões de euros (pela EDP, depois que os acionistas portugueses decidiram manter um teto para os direitos de voto. A hidrelétrica, que já é a maior acionista da EDP, com uma participação de 23%, disse que continuará sendo um “investidor estratégico de longo prazo”.