Cotações por TradingView

EDP Brasil sobe mais de 2% com possível joint venture com chinesa CTG

Investing.com Brasil - 13/03/2019 - 15:04
Empresa pode propor joint venture com a China Three Gorges para permitir à chinesa expandir sua presença no Brasil e na América Latina (ABR/Agência Brasil)

Por Investing.com – Na tarde desta quarta-feira as ações da EDP (ENBR3) Brasil operam com forte valorização de 2,36% a R$ 17,78, na bolsa paulista. O mercado repercute bem a notícia de que a elétrica portuguesa EDP Energias de Portugal pode propor uma joint venture com a China Three Gorges para permitir à chinesa expandir sua presença no Brasil e na América Latina, caso a oferta da gigante oriental pela aquisição da EDP fracasse, disseram fontes próximas do assunto á Reuters.

Tenda tem leve queda mesmo com lucro de R$ 48 milhões no balanço de 2018

Este especialista listou os motivos pelos quais ele elegeu as 3 melhores empresas para investir neste ano…[leia mais]

Continua depois da publicidade

A CTG, maior acionista da EDP, com uma fatia de 23 por cento, está entre as estatais chinesas que aumentaram investimentos nos últimos anos em países europeus como Portugal, Grécia e Chipre, mas um maior rigor de reguladores da União Europeia levantou dúvidas sobre se isso pode continuar.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Possível acordo

A elétrica chinesa apresentou uma oferta pública de aquisição da EDP em maio, por 9 bilhões de euros. A operação tem caminhado lentamente, e fontes dizem que a CTG ainda precisaria obter aprovações regulatórias na Europa e nos Estados Unidos.

A EDP já afirmou publicamente que considerou a oferta da CTG como muito baixa, mas a operação teria apoio do governo português.

A proposta da CTG também sofreu oposição de um fundo investidor ativista, o Elliot, que apresentou um plano alternativo em que sugere que a EDP venda ativos no Brasil, Portugal e Espanha. O Elliot tem 2,9 por cento da EDP.

Como a CTG tem interesse em expansão na América Latina, a joint venture para o continente poderia providenciar uma saída satisfatória caso a proposta de aquisição da EDP falhe, disseram duas das fontes.

A subsidiária da EDP no Brasil, EDP Energias do Brasil, tem um valor de mercado de 2,8 bilhões de dólares, enquanto a CTG tem uma operação no Brasil que não é listada em bolsa. As duas empresas já possuem uma joint venture para um projeto no Peru.

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você