Empresas

Ecorodovias (ECOR3) vence leilão da “Nova Raposo” com oferta de outorga de R$2,19 bi

28 nov 2024, 18:03 - atualizado em 28 nov 2024, 18:44
dividendos ecorodovias
(Imagem: Facebook/EcoRodovias)

O grupo Ecorodovias (ECOR3) levou nesta quinta-feira a concessão de 92 quilômetros de rodovias que ligam São Paulo a cidades no oeste da região metropolitana do Estado, reunidas no projeto “Nova Raposo”, em leilão organizado pela B3.

O grupo ofereceu 47.117,67% de ágio sobre o valor mínimo da outorga de 4,6 milhões de reais, o equivalente a 2,19 bilhões de reais. Com isso, levou um contrato de 30 anos para administrar movimentados trechos de rodovias que atualmente estão sob gestão da Via Oeste, concessionária da CCR, até o início de 2025.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Além da Ecorodovias, participaram do leilão os grupos de concessões de infraestrutura de transporte CCR, EPR e Via Appia.

A CCR propôs uma outorga fixa de 1,04 bilhão de reais, enquanto a oferta da EPR foi de 1,17 bilhão de reais e a Via Appia ofertou uma outorga fixa de 477 milhões de reais.

O certame não foi para a etapa de lances a viva voz, uma vez que a diferença entre as ofertas válidas era 5% superior em relação à proposta do primeiro colocado.

“É um ativo importante, a gente estudou muito bem”, afirmou o presidente-executivo da Ecorodovias, Marcello Guidotti, na abertura da cerimônia de batida de martelo do leilão na B3.

“Estamos comprometidos, queremos realmente fazer a diferença… Estamos seguros do nosso lance, estamos seguros dos estudos e vamos em frente”, completou.

A obrigação de investimento ao longo do contrato da Nova Raposo, que também inclui estradas administradas pelo Estado de São Paulo, é de cerca de 8 bilhões de reais. As rodovias incluem os primeiros quilômetros da Raposo Tavares, ligando São Paulo a Cotia (SP), e da Castello Branco, conectando São Paulo a Barueri (SP), além de trechos entre as cidades de Cotia e Embu.

Segundo a CCR, o sistema Castello-Raposo é a principal ligação entre a capital e o oeste paulista, por onde passam diariamente cerca de 720 mil veículos.

O leilão ocorreu cerca de um mês depois que a CCR venceu a concessão do sistema rodoviário Rota Sorocabana, também no Estado de São Paulo, com oferta de 1,601 bilhão de reais, comprometendo-se com o investimento de 8,8 bilhões de reais ao longo do contrato de 30 anos.

O certame encerra uma série de leilões realizados pelo governo de São Paulo este ano.

Nesta quinta-feira (28), as ações da Ecorodovias (ECOR3) caíram 19,79%, a R$ 5,35. Já o papel da CCR (CCRO3) fechou em queda de 5,68%, a R$ 10,96.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar