Economista-chefe do FMI diz que nova emissão de SDRs está entre opções para apoiar membros
O Fundo Monetário Internacional (FMI) está analisando a possibilidade de promover outra alocação de Direitos Especiais de Saque (SDRs, na sigla em inglês) como opção para ajudar seus membros a enfrentar dificuldades, em meio aos altos preços de alimentos e energia, como consequência da guerra na Ucrânia, e à desaceleração da economia global, disse o economista-chefe do órgão credor nesta terça-feira.
O conselheiro econômico e diretor do departamento de pesquisa do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, disse que uma nova alocação de SDRs, ativos de reserva emitidos pelo Fundo, após uma alocação no valor de 650 bilhões de dólares no ano passado, é “parte de um menu de opções que o Fundo está explorando atualmente”.
“Houve alguns pedidos de autoridades para talvez haver outra alocação de SDRs, e isso é algo que o Fundo certamente estará analisando, mas não acho que esta seja certamente a única discussão que estamos tendo sobre a questão do que o Fundo pode fazer no ambiente atual”, disse Gourinchas em coletiva de imprensa sobre as novas previsões econômicas do FMI.
Money Times é Top 9 em Investimentos!
Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!