Bitcoin (BTC)

Economista-chefe da UBS compara bitcoin com a Bolha das Tulipas

06 nov 2017, 16:45 - atualizado em 06 nov 2017, 16:45

Por Investing.com Brasil

O economista-chefe da gigante dos serviços financeiros, UBS, saiu contra o bitcoin e as criptomoedas no Twitter na semana passada.

Em uma série de tweets em 1 e 2 de novembro, o economista-chefe da UBS, Paul Donovan, comparou o bitcoin com a bolha das tulipas de 1637 na Holanda e a hiperinflação da República de Weimar. Suas observações vieram depois que a Bolsa de Chicago revelou sua intenção de listar contrato de futuros de bitcoin no final deste ano.

A oposição mais forte de Donovan ao bitcoin veio da analogia com a bolha das tulipas:

Amsterdam 1636. Começam os mercados de futuros estabelecidos em dinheiro das tulipa. Os preços disparam. Amesterdam, fevereiro de 1637. A bolha da tulipa explode #jaestiveaquiantes

Embora Donovan comparou a bolha do bitcoin com a mania das tulipas, ele afirmou em um tweet que o impacto econômico provavelmente seria diferente. E em um e-mail para a CNBC, ele disse que a ideia de não entregar um produto era “chocante” na época. As pessoas pegaram e negociaram tulipas em tabernas, o que comparou com as exchanges de criptomoedas de hoje.

Enquanto Donovan se opõe às criptomoedas, ele disse que ele era um “grande fã da blockchain” no Twitter. Em outro tweet, ele disse que a UBS pensa na blockchain como uma plataforma que deve continuar a crescer.

Donovan não é o primeiro a comparar os surpreendentes aumentos de preços do bitcoin com a crise da tulipa. O CEO do JP Morgan Chase, Jamie Dimon, chamou a criptomoeda de uma “fraude” em setembro, dizendo que era pior do que a crise das tulipas do século XVII.

Por Portal do Bitcoin

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.