Coluna da Giovana Simão

Economia de criadores de conteúdo: O que é essa nova onda?

17 fev 2023, 12:49 - atualizado em 17 fev 2023, 12:49
Economia de criadores de conteúdo
A Creator Economy está ajudando a mudar a forma como consumimos conteúdo e como as empresas monetizam (Imagem: Shutterstock/PixieMe)

A Creator Economy é um novo fenômeno que tem ganhado força nos últimos anos. Trata-se de um movimento no qual criadores de conteúdo, como youtubers, influenciadores digitais, artistas e outros, começaram a produzir por prazer próprio.

E para expor seus talentos para suas comunidades, aprenderam a monetizar seus canais, sem depender exclusivamente de receita por anúncios e estão em ponto onde estão começando a se profissionalizar e a se ver como empresas reais.

Essa nova onda tem sido impulsionada pela popularidade crescente das redes sociais e plataformas de streaming, que permitem aos criadores alcançar um público global e monetizar seu trabalho de forma eficaz.

A Creator Economy é, portanto, um reflexo das mudanças na forma como consumimos conteúdo e como as empresas monetizam isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As três fases da Creator Economy

A Creator Economy pode ser dividida em três fases:

  • a primeira os criadores se concentravam em criar conteúdo e construir uma base de seguidores;
  • a segunda os criadores começaram a monetizar seu trabalho através de patrocínios e parcerias;
  • e a terceira os criadores estão se profissionalizando e se transformando em empresas verdadeiras.

Estamos atualmente no início da terceira fase da Creator Economy, e é importante observar que essa evolução tem impactos significativos para criadores e para as empresas que os patrocinam.

Os criadores estão se tornando mais exigentes quanto às parcerias e estão buscando formas cada vez mais criativas de monetizar seu trabalho.

Por outro lado, as empresas estão se adaptando e se tornando mais criativas em sua abordagem para trabalhar com criadores e alcançar seus consumidores.

A Creator Economy está ajudando a mudar a forma como consumimos conteúdo e como as empresas monetizam.

É uma tendência que deve continuar a crescer e a evoluir nos próximos anos, e será interessante ver como criadores e empresas irão se adaptar e se beneficiar dessa nova onda.