Internacional

Economia da zona do euro permanece fraca no início do ano, mostra PMI

24 jan 2020, 8:02 - atualizado em 24 jan 2020, 8:02
Banco Central Europeu
Segundo o Banco Central Europeu, o setor industrial continuava sendo um peso para a economia. O PMI de indústria chegou ao 12º mês abaixo de 50, registrando 47,8 (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

A atividade empresarial da zona do euro permaneceu fraca no início do ano, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) um dia depois de o Banco Central Europeu afirmar que o setor industrial continuava sendo um peso para a economia.

O PMI Composto preliminar da zona do euro ficou em 50,9 em janeiro, abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de 51,2. Leitura acima de 50 indica crescimento.

“Embora o ano tenha mudado, o desempenho da economia da zona do euro foi familiar em janeiro. O crescimento da produção ficou inalterado ante o ritmo modesto visto em dezembro, sinalizando que a economia falhou de novo em registrar aceleração do ímpeto de crescimento”, disse Andrew Harker, diretor associado do IHS Markit.

O resultado foi pressionado pelo setor industrial ainda com problemas. O PMI de indústria chegou ao 12º mês abaixo de 50, registrando 47,8 embora marque uma melhora sobra o resultado de 46,3 em dezembro e acima da expectativa de 46,8.

Houve também evidência de que o setor de serviços do bloco está enfraquecendo já que o PMI caiu a 52,2 de 52,8 e expectativa de estabilidade.