Internacional

Economia da França encolhe no 1º tri e inflação afeta consumidores

31 maio 2022, 7:46 - atualizado em 31 maio 2022, 7:46
França
Os dados mostraram que os gastos dos consumidores foram mais fracos do que o estimados anteriormente, caindo 1,5% em vez da leitura anterior de 1,3% (Imagem: Pixabay: ericniequist)

A economia da França encolheu inesperadamente no primeiro trimestre, com os consumidores lutando para lidar com a inflação em alta, mostraram dados oficiais nesta terça-feira, pressionando o presidente Emmanuel Macron a caminho das eleições legislativas deste mês.

A agência de estatísticas INSEE informou que a segunda maior economia da zona do euro contraiu 0,2% nos três meses até março na comparação com o trimestre anterior. Anteriormente, a agência havia estimado que o Produto Interno Bruto havia ficado estável durante esse período.

Os dados mostraram que os gastos dos consumidores foram mais fracos do que o estimados anteriormente, caindo 1,5% em vez da leitura anterior de 1,3%, à medida que as famílias evitaram gastos com carros novos e hotéis.

Enquanto um surto da variante Ômicron da Covid-19 pesou sobre a atividade no início do ano, o aumento da inflação ao consumidor – que o INSEE disse ter atingido um recorde de 5,8% em maio – afetou os gastos das famílias.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!