Internacional

Economia da Alemanha deve ter encolhido no 4º tri, diz Banco Central

24 jan 2022, 9:55 - atualizado em 24 jan 2022, 9:55
Consumo Alemanha
O crescimento na maior economia da Europa estagnou no outono alemão, à medida que a escassez de oferta e os gargalos de transporte restringiam seu vasto setor industrial, mesmo com o consumo relativamente bem (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

A economia da Alemanha deve ter encolhido no quarto trimestre, com a manufatura ainda limitada por gargalos de oferta e o consumo em queda devido a temores renovados sobre o coronavírus, disse o banco central alemão em relatório mensal divulgado nesta segunda-feira.

O crescimento na maior economia da Europa estagnou no outono alemão, à medida que a escassez de oferta e os gargalos de transporte restringiam seu vasto setor industrial, mesmo com o consumo relativamente bem.

Mas o consumo das famílias também foi afetado no final do ano devido a temores com relação à variante Ômicron, que forçou as empresas a adotarem novamente restrições à atividade.

“Os ajustes no comportamento e as medidas de contenção desencadeadas em alguns casos tiveram um impacto significativo na atividade econômica do setor de serviços, especialmente em dezembro”, disse o Bundesbank.

“É provável que o Produto Interno Bruto real da Alemanha tenha caído ligeiramente no último trimestre de 2021.”

A inflação na Alemanha chegou a 5,7% em dezembro e o BC alemão a prevê acima da meta de 2% do Banco Central Europeu até pelo menos 2024.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar