Internacional

Economia chilena encolhe 5,8% em 2020 devido ao coronavírus, diz Banco Central

18 mar 2021, 11:02 - atualizado em 18 mar 2021, 11:02
Chile Santiago
O Produto Interno Bruto (PIB) ficou estável no quarto trimestre na comparação com o ano anterior, avançando 6,8% entre outubro e dezembro em relação aos três meses anteriores (Imagem: REUTERS/Rodrigo Garrido)

A economia chilena fechou 2020 com queda de 5,8%, impactada pelas restrições adotadas no maior produtor mundial de cobre para conter a pandemia do coronavírus, informou o banco central nesta quinta-feira.

O Produto Interno Bruto (PIB) ficou estável no quarto trimestre na comparação com o ano anterior, avançando 6,8% entre outubro e dezembro em relação aos três meses anteriores. O banco central não detalhou os motivos da evolução trimestral.

Para 2020, o resultado foi “explicado pela emergência sanitária associada à Covid-19, que afetou a mobilidade das pessoas e o funcionamento dos estabelecimentos produtivos”, disse o BC.

O órgão destacou que o crescimento de 1,3% da mineração foi impulsionado pelo ferro e outros minerais não metálicos, enquanto o cobre, maior exportação chilena, teve um aumento marginal de 0,4%.

Por outro lado, a demanda doméstica recuou 1,4% nos últimos três meses do ano, acumulando queda de 9,1% em todo o ano de 2020.

Para este ano, o Banco Central espera um crescimento econômico de 5,5% a 6,5% associado à recuperação pós-pandêmica e ao avanço rápido no plano de vacinação contra a Covid-19.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar