Internacional

Economia alemã pode ter se contraído novamente no 3º trimestre, diz BC

21 out 2019, 10:12 - atualizado em 21 out 2019, 10:12
Alemanha Bandeira
Maior economia da zona do euro desacelerou com força no último ano (Imagem: Reuters/Fabian Bimmer)

A economia alemã pode ter se contraído nos três meses encerrados em setembro, e uma desaceleração nas exportações agora ameaça afetar a economia doméstica, informou o banco central da Alemanha nesta segunda-feira.

A maior economia da zona do euro desacelerou com força no último ano uma vez que seu tradicional motor de crescimento, as exportações, sentiu o peso da guerra comercial global.

“A produção econômica da Alemanha pode ter encolhido de novo ligeiramente no terceiro trimestre de 2019”, disse o Bundesbank em relatório mensal. “O fator decisivo aqui é a contínua contração da indústria orientada para exportações.”

Essa contração começa a afetar o resto da economia, disse o Bundesbank, acrescentando no entanto que não espera uma recessão.

“Indicadores atualmente fornecem poucos sinais de uma recuperação sustentável nas exportações e estabilização da indústria”, disse o banco central.

“Isso levanta o risco de que a desaceleração se prolongue por um maior número de setores orientados domesticamente.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.