EA remove seleção nacional e clubes da Rússia de seus jogos eletrônicos
As sanções à Rússia chegaram ao mundo dos videogames. Em uma publicação nas redes sociais, a Eletronic Arts (EA) anunciou a retirada da seleção russa e de todos os clubes do país de seus jogos de esportes digitais.
Em sua postagem, a empresa declarou sua solidariedade com o povo ucraniano e seu apelo pelo fim dos conflitos no leste europeu. “A EA Sports se solidariza com o povo ucraniano e, como tantas outras vozes em todo o mundo do futebol, apela pela paz e pelo fim da invasão da Ucrânia“.
A statement from EA SPORTS FIFA: pic.twitter.com/v3pZvpblgS
— EA SPORTS FC (@EASPORTSFC) March 2, 2022
Segundo a companhia, a decisão foi tomada “de acordo com seus parceiros Fifa e Uefa”. Ainda sem data definida para exclusão das equipes, o anúncio também afirma que a desenvolvedora de games já “iniciou o processo” para sua remoção.
Nesta segunda-feira (28), os órgãos dirigentes do futebol mundial e europeu declararam a suspensão da Rússia da Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Catar, e demais torneios de futebol internacionais.
Além da seleção russa, as equipes de Belarus também serão removidas dos principais jogos da EA, como FIFA 22, FIFA Online, FIFA Mobile e NHL 22 – game de hóquei no gelo da empresa. A Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) anunciou o banimento da Rússia de suas competições nesta semana.
Até o momento nenhuma medida parece afetar os jogadores alocados nos países que tiveram suas seleções removidas.
A companhia norte-americana de jogos eletrônicos acompanha demais empresas de tecnologia que impuseram sanções à Rússia, como Apple (AAPL;AAPL34), Google (GOOG; GOOGL; GOGL34; GOGL35) e Meta (FB;FBOK34).