Comprar ou vender?

É só o começo: XP vê Ibovespa (IBOV) disparando mais 17%

01 jun 2023, 17:20 - atualizado em 01 jun 2023, 17:11
Ibovespa, dividendos
Valuation barato deverá continuar sustentando o Ibovespa, diz XP (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

A XP Investimentos atualizou sua projeção para o Ibovespa (IBOV) para 130 mil pontos ao final de 2023, frente aos 128 mil pontos projetados anteriormente. A revisão se deu devido à melhora nas taxas de juros futuras, de acordo com os analistas.

Na análise da corretora, o Brasil continua com um desempenho superior a grande parte dos mercados globais. Isso devido aos atuais níveis de valuation do principal índice da B3, que seguem “bastante atrativos”, destacam.

Os analistas afirmam que, atualmente, o preço por lucro (P/L) projetado para o Ibovespa é de 7,4 vezes, o que representa um desconto de mais de 30% em relação à média histórica de 11 vezes.

Mesmo retirando as empresas de commodities, ou somente Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) — com maiores pesos no índice —, os preços por lucro seguem abaixo da média. Nesses cenários, os indicadores vão para 10 vezes e 9,3 vezes, respectivamente.

“Quebrando o Ibovespa setorialmente, vemos que todos os setores no Brasil estão com seus múltiplos negociados abaixo ou próximos às médias de longo prazo”, afirmam os analistas da XP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tem como melhorar?

De acordo com a XP, o atual valor justo para o Ibovespa, de 130 mil pontos, leva em conta o modelo de fluxo de caixa descontado (DCF) e um preço-alvo que assume um múltiplo de 8,5 vezes, abaixo da média histórica de 11 vezes.

Além disso, os analistas destacam que o EV/Ebitda alvo, de 5,5 vezes, também está inferior a média de 6,5 vezes.

Para um cenário ainda mais otimista, com mais vantagens no valor justo do índice, os analistas dizem que são necessários dois pontos:

  • Estimativas de lucros revisadas para cima; e/ou
  • Correção nos múltiplos, que pode vir de fortes fluxos pra Bolsa, bem como juros reais mais baixos.

Ibovespa vs Renda Fixa

Os analistas da XP ressaltam que as ações brasileiras também continuam mais atrativas que os ativos de renda fixa.

Segundo eles, o prêmio de risco mostra que as ações brasileiras estão baratas mesmo considerando as altas taxas de juros locais. Esse prêmio compara o rendimento da renda variável com as taxas de juros reais.

“O valuation barato deverá continuar sustentando o Ibovespa”, dizem.