É “quase uma irresponsabilidade” que empresas não comprem bitcoin, afirma Jim Cramer
Jim Cramer, fundador do site The Street e apresentador do programa “Mad Money”, do canal americano CNBC, sugere que não investir em bitcoin pode ser uma má ideia.
Isso porque, esta semana, a Tesla, empresa liderada pelo bilionário Elon Musk, anunciou ter alocado US$ 1,5 bilhão de bitcoin.
Além disso, Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, empresa campeã em dinheiro investido na criptomoeda — um total de US$ 3,3 bilhões, a preços atuais —, previu que haveria uma “avalanche de empresas” que iriam acrescentar suas reservas em bitcoin.
A aquisição da Tesla, anunciada ontem (8), deu credibilidade a essa ideia, explica o Decrypt.
Em participação ao programa “Squawk Box”, Cramer compartilhou sua opinião de que empresas devem comprar bitcoin como um ativo de reserva em vez de manterem suas reservas em dinheiro físico — no caso, em dólar:
No que diz respeito ao que você deveria fazer com o seu dinheiro, sou totalmente a favor. Eu acho que é quase uma irresponsabilidade não incluí-lo [o bitcoin].
Cada tesoureiro deve chegar em seu comitê de diretores e perguntar: “devemos acrescentar uma pequena parte de nosso dinheiro em bitcoin?”.
Parece ser uma forma interessante de se proteger contra o resto do movimento. É uma boa proteção contra as moedas fiduciárias.
"Every treasurer should be going to boards of directors and saying should we put a small portion of our cash in #bitcoin," says @JimCramer. "Nice hedge against fiat currency." #btc pic.twitter.com/S65wbNzCxp
— Squawk Box (@SquawkCNBC) February 9, 2021
Cramer moderou seu conselho, pois não acredita que “empresas devam investir muito” em bitcoin e que deve ser apenas “uma parte do quebra-cabeças”.
Ele se considera mais “tradicional” em termos de opções de proteção, como a compra de ouro, mas ainda aconselhou que o bitcoin deve fazer parte do portfólio de ativos de empresas.
Eu acredito que o bitcoin é empolgante. É algo sobre o qual devemos falar o tempo inteiro. Existem promotores dele, mas parece não haver muitos vendedores.
Conforme a Tesla, uma das empresas mais famosas do mundo, investe em bitcoin, Cramer é adepto à ideia de que cada vez mais empresas irão entrar nessa festa. O próprio Cramer possui uma alocação em bitcoin:
Eu tenho bitcoin. Eu tenho bitcoin há algum tempo como uma alternativa. Eu sempre costumava dizer que tinha ouro, um pouco de dinheiro e um pouco de bitcoin.
É uma alternativa à alocação em dinheiro físico, com o qual você não pode fazer absolutamente nada.