Coluna do Vicente Guimarães

É possível investir como Warren Buffett

22 jul 2024, 18:02 - atualizado em 22 jul 2024, 18:02
warren-buffet
O que vemos na prática é exatamente o contrário: quando veem as ações caindo de preço, os investidores vendem os papéis (Imagem: REUTERS/Rick Wilking)

O preço é o que você paga; o valor é o que você leva”. Falando de ações ou de meias, eu gosto de comprar mercadoria de qualidade quando está barato.

A frase clássica do investidor de sucesso Warren Buffett reflete o que todos deveriam fazer quando se trata de investir no mercado acionário.

O que vemos na prática é exatamente o contrário: quando veem as ações caindo de preço, os investidores vendem os papéis e, em momentos de alta, engordam as carteiras. Este é o principal equívoco do investidor inexperiente.

Mas é possível ter o mesmo sucesso do Buffet como investidor? A resposta é sim. Existem três formas de ser “parceiro” de investimentos de Warren Buffett e se beneficiar de sua estratégia de investimentos vencedora.

A forma mais precisa seria copiar a carteira da Berkshire Hathaway, ou seja, comprar em proporções iguais as mesmas ações possuídas pela companhia, que têm como suas principais posições: Apple, American Express, Wells Fargo, Bank of America, Coca-Cola, JP Morgan, Moody´s, dentre outras mais de 50 ações de empresas.

Entretanto, essa estratégia, que em uma primeira análise seria a mais precisa, é, na verdade, muito trabalhosa e até desastrosa. Isso porque muitas destas ações foram compradas por Buffett há décadas com preços muito depreciados e que hoje em dia já não seriam investimentos tão bons. Lembre-se os preços dos papéis mudam ao longo do tempo e a máxima é sempre comprar barato.

Outra forma seria investir na própria Berkshire Hathaway e se beneficiar da atuação da companhia no mercado financeiro. Neste caso, é possível fazer isso de duas maneiras. A primeira é comprar diretamente as ações da Berkshire Hathaway na Bolsa Americana.

Neste caso, o investidor brasileiro, necessariamente, precisa ter ou abrir uma conta em uma corretora internacional. A partir disso, é só adquirir os papéis. Mas aí, vem outro empecilho, mais espinhoso que ter uma conta internacional e transferir os recursos: as ações BERK  são negociadas pela bagatela de US$ 622.500 cada.

Bem, se você não tem este volume de recursos ou não quer alocar grande parte de seu patrimônio em apenas uma ação, não desista. O trunfo é que se pode investir como Buffet de forma fácil e simples: adquirindo o BDR Berk34, diretamente na bolsa de valores do Brasil (B3).

A cotação atual é de R$ 112. Qualquer corretora brasileira negocia as BDRs direto no homebroker. A transação é simples, ocorre da mesma forma que se compra uma ação ou fundo imobiliário, e o investimento pela corretora pode ser realizado de forma autônoma. 

A terceira forma de seguir a filosofia de Warren Buffett é mais indireta: usar ETF´s. Buffett possui vários ETFs na carteira da Berkshire Hathaway.

Dentre eles alguns ETFs que têm como estratégia principal seguir o desempenho do S&P 500, índice composto pelas principais ações das Bolsas dos Estados Unidos. Buffett já defendeu várias vezes a estratégia de ETFs, principalmente para investidores comuns que não teriam a capacidade de analisar os 500 ativos disponíveis no SP500 e os demais milhares de ativos que compõe a bolsa de valores americana

No Brasil existem alguns ETFs que “seguem” o SP500: IVVB11 (com gestão da Black Rock), SPXI11 (com gestão do Itaú), SPXB11 (com gestão do BTG Pactual). A vantagem destes ETFs é que eles são negociados diretamente na Bolsa de Valores no Brasil e tem taxa de administração abaixo de 0,25% a.a.

Para quem quer seguir o Buffet, faz mais sentido comprar BDRs da BERK e ETFs ligados ao SP500 (IVVB11, SPXI11, SPXB11). Os riscos desta estratégia são reduzidos, pois a ação da Berkshire já reflete uma carteira extremamente diversificada. Aliando isso com o investimento em ETFs associados ao SP500 a escolha se torna ainda mais segura.

CEO da VG Research
Vicente Guimarães é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e financeiro. Em 2018, lançou seu canal no YouTube que atualmente possui mais de 220 mil inscritos. O sucesso do seu conteúdo inspirou a criação da VG Research, casa de análise que já orientou mais de 20 mil clientes.
vicente.guimaraes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram
Vicente Guimarães é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e financeiro. Em 2018, lançou seu canal no YouTube que atualmente possui mais de 220 mil inscritos. O sucesso do seu conteúdo inspirou a criação da VG Research, casa de análise que já orientou mais de 20 mil clientes.
Linkedin Instagram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar