E-mail marketing: 5 estratégias de sucesso para aplicar, segundo Maurício Alencar
Conseguir o e-mail do cliente é fundamental para potencializara as vendas no e-commerce. Segundo a consultoria Convince and Convert, uma boa companha de e-mail marketing pode aumentar as vendas em até 138%.
Na prática, o e-mail marketing se trata do envio de um e-mail com destino à caixa de entrada dos consumidores com ofertas de produtos e serviços.
“Além de gerar vendas, as mensagens aumentam o tráfego para o site e aproximam o cliente da loja digital”, afirma Maurício Alencar, especialista em marketing digital e estratégias de negócio.
“Mesmo que o cliente não compre nada, em outro momento, ele pode se lembrar do e-mail recebido e voltar à loja”, acrescenta.
À pedido do Money Times, o especialista apresenta, a seguir, cinco dicas que podem ser usadas em uma estratégia de e-mail marketing para melhorar os resultados do seu negócio. Confira:
Tenha um bom assunto
O assunto do seu e-mail é o que vai decidir se o seu cliente vai abri-lo ou não. Portanto, seja claro e persuasivo. Frases interrogativas, emojis e palavras-chave também podem ser usadas.
Dispositivos móveis
Lembre-se que, atualmente, as pessoas checam seus e-mails não só por meio de notebooks e desktops, mas também usando smartphones. Por isso, o material enviado precisa ser produzido considerando todos os formatos, inclusive o mobile.
Capriche no CTA
CTA é uma sigla em inglês para “call to action”, ou chamada para ação. O e-mail marketing deve contar com esse recurso, que pode ser usado como um botão que leva o leitor ao seu site. As chamadas costumam ser curtas e atrativas, como “baixe grátis aqui”, “inscreva-se aqui”, ou “compre agora”. Por fim, o botão deve ter destaque estético no material, como cores chamativas.
Entenda o seu público
Para compreender o seu público, faça testes enviando e-mails em dias e horários diferentes. Depois, avalie as taxas de abertura das mensagens e de cliques em cada conteúdo, além dos CTAs. Não há resposta fácil quando se trata de estratégia de disparo. Por isso, é preciso conhecer o seu público.
Não abuse
Nada pior para o cliente do que abrir a caixa de entrada e ver diversos e-mails de um mesmo remetente. Ou seja, evite disparar uma quantidade excessiva de e-mails marketing. Além do risco de cair na caixa de spam, o destinatário pode decidir se descadastrar do seu mailing.