Análise Técnica

É hora de se animar? Confira o que dizem os gráficos após Ibovespa romper os 110 mil pontos

14 jan 2023, 13:39 - atualizado em 14 jan 2023, 13:39
Ibovespa
Ibovespa pode manter recuperação após romper a faixa dos 110 mil pontos, mas gráficos apontam riscos e oportunidades à frente (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa conseguiu cravar a primeira alta semanal de 2023. Entre ontem (13) e a sexta-feira anterior (6), o principal índice acionário da bolsa brasileira subiu 1,8%, encerrando o período colado aos 111 mil pontos.

O saldo do ano até aqui também é positivo, de pouco mais de 1%. A pergunta que fica é: já é hora de se animar com o Ibovespa? 

Para o Itaú BBA, depois de ultrapassar os 111,2 mil pontos e sair da tendência de baixa, o índice deixou essa dúvida no ar. Afinal, foi um rompimento falso ou não?

Segundo o time de análise técnica, ainda é cedo para afirmar isso. Isso porque o Ibovespa tem um grande desafio na região dos 113,8 mil pontos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Risco ou oportunidade?

Essa região é o ponto-chave para a primeira tendência de alta da bolsa no ano, abrindo oportunidades de compra. Se isso ocorrer, o Ibovespa pode buscar e até superar a faixa dos 120 mil pontos, dizem os analistas do Itaú BBA, em relatório.

A mesma opinião tem o time de grafistas da Ágora Investimentos. Segundo a corretora, a região ao redor dos 111 mil pontos passou a atuar como suporte do atual movimento de recuperação. 

No entanto, os analistas da Ágora alertam que o perigo está próximo à região dos 115 mil pontos. Nesse patamar, pode haver uma pressão vendedora forte, motivando uma correção mais intensa quando atingido.