BusinessTimes

É hora de comprar Ambev (ABEV3) de olho na cerveja da Copa do Mundo?

13 out 2022, 12:54 - atualizado em 13 out 2022, 12:54
Copa do Mundo
Copa do Mundo deve impulsionar as vendas de bebidas da Ambev (Imagem: Reprodução Facebook/CBF)

Para o Bank of America (BofA), a Copa do Mundo não será um divisor de águas para a Ambev (ABEV3), apesar da expectativa de que o evento impulsione as vendas de bebidas no quarto trimestre. O banco reforça recomendação neutra, com preço-alvo de R$ 16.

O BofA destaca que, em 2014, o Brasil sediou o evento e a Ambev vendeu 1,4 mm hl de volume adicional de cerveja, equivalendo a 1,5% das vendas anuais de cerveja no país.

Para a Copa do Mundo de 2022, a expectativa é de volumes sólidos, uma vez que o evento será realizado durante o verão no Hemisfério Sul, e os preços da cerveja estão abaixo do crescimento da receita.

“Embora esta seja uma notícia positiva, geralmente vemos um maior consumo de latas, enquanto as despesas de marketing aumentam um pouco. Dessa forma, acreditamos que as vendas adicionais terão um efeito marginal com contribuição limitada para a lucratividade.”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expectativa para a Ambev

O BofA aponta que um adicional de 1,4 milhão de hectolitros parece viável em decorrência da Copa do Mundo.

Em 2014, a companhia informou que o campeonato ajudou seus volumes em 1,4 milhão hl, e o evento adicionou entre 0,5 e 0,8 mm hl às vendas em 2018, que teve o desempenho impactado pela greve dos caminhoneiros.

Nas duas ocasiões, os jogos aconteceram entre junho e julho, mas foram mais cedo na Rússia, das 10h às 16h.

Já em 2022, o banco destaca que a Copa será disputada durante o verão no Brasil pela primeira vez, com a seleção brasileira tendo a maioria de suas partidas às 16h, no horário de Brasília, gerando a expectativa de que os consumidores lotem os bares.

“Em 2014, as vendas adicionais devido à Copa do Mundo foram 7% das vendas do trimestre antes da Copa do Mundo e 4% em 2018. Assumindo um volume adicional de 5% a 6% de volumes adicionais, poderíamos ver entre 1,3 mm e 1,8 mm hectolitros de vendas em 2022.”, diz o BofA.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.