É dada a largada: temporada de resultados pode ser gatilho para a bolsa brasileira?
Esta semana demos início à temporada de resultados do segundo trimestre de 2023 com destaque para WEG e seus resultados sólidos na quarta-feira (19). Após dias de marasmo na bolsa, vimos uma sexta-feira (21) animada, mas ainda na casa dos 120 mil pontos.
Nos Estados Unidos a segunda semana de resultados não foi tão boa assim, mergulhando a Nasdaq no negativo como há muito não se via. O índice despencou mais de 2% na quinta-feira (20), maior queda diária em mais de quatro meses, após dados de Netflix (NFLX34) e Tesla (TSLA34) virem abaixo do esperado.
No oriente, a China divulgou um PIB fraco, alguns estímulos econômicos para vendas de carros e eletrônicos e manteve a taxa de juro de referência (LPR) de 1 ano em 3,55% e de 5 anos em 4,2%.
No meio do caminho encontramos a Europa e a sua desaceleração da inflação. O CPI da zona do Euro e do Reino Unido vieram abaixo das projeções e animaram as bolsas por lá, mesmo assim, o consenso é que os juros ainda tenham uma elevação nessas regiões.
Por fim, chegamos à guerra na Ucrânia, que continua impactando o mundo. O fim do acordo do Mar Negro, que possibilitava a exportação de grãos da Ucrânia, e os ataques à Odessa levantam preocupações quanto à cadeia global de alimentos. Um grande polo de exportação para Europa e países mais pobres, a Ucrânia volta a indicar possíveis aumentos de preços e de inflação.
Vamos aos destaques da semana.
É o fim da Renner (LREN3)? Analista indica trocar por outra ação que pode dobrar de valor
A H&M, varejista de moda sueca conhecida mundialmente e concorrente direta da Zara, anunciou na última segunda-feira (17) os planos para abertura de lojas físicas e vendas online no Brasil a partir de 2025.
Apesar de ainda estar um pouco distante, a entrada da empresa de fast fashion no mercado doméstico impactará diretamente as varejistas brasileiras, principalmente, as Lojas Renner (LREN3). Para Fernando Ferrer, a Renner terá que melhorar suas operações se não quiser ficar para trás. O analista indica trocar as ações de Lojas Renner (LREN3) por outra ação do varejo, que tem potencial de dobrar de valor. Clique aqui para ver o ticker na entrevista completa.
ETF de Bitcoin pode abrir a porteira para bilhões de dólares entrarem no mercado, revela analista. Saiba onde investir
Há algumas semanas a BlackRock, maior gestora do mundo, entrou com um pedido na SEC (CVM norte-americana) de abertura de um ETF (fundos negociados em bolsa) à vista de Bitcoin animando todo o mercado cripto. Isso porque permitiria uma correlação direta com a cotação do Bitcoin, tipo de investimento que sempre foi negado pela SEC, que cada vez mais tenta regular as criptomoedas.
Acontece que o cenário agora é outro, além do pedido ter entrado no cronograma oficial da SEC no final da semana passada, a BlackRock é um tubarão quando se trata de vitórias, o placar na instituição é de 575 vitórias e apenas 1 derrota, ou seja, a probabilidade do Bitcoin sair ganhando nessa briga é muito grande. Segundo Bazan, a decisão ainda pode demorar 240 dias, mas já abriu espaço para a valorização dos ativos cripto e, se aprovado, pode abrir a porteira para bilhões e bilhões de dólares entrarem no mercado. Assista ao vídeo completo e saiba onde investir.
Weg: após balanço sólido é hora de comprar as ações?
A Weg (WEGE3) abriu a temporada de resultados do segundo trimestre de 2023 aqui no Brasil. Resultado WEG. Com um lucro líquido de R$ 1,37 bilhão e uma alta de 50% na comparação anual, a recepção pelo mercado foi positiva.
Para Fernando Ferrer, a companhia consegue surpreender os analistas mantendo um ROIC, medida comumente usada para analisar a rentabilidade, na casa dos 20%. Veja o vídeo e saiba se é um bom momento para comprar as ações da companhia.
Petrobras (PETR3;PETR4) reduzirá distribuição de dividendos; Saiba o que fazer com as ações
Na última quarta-feira (19), o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores da Petrobras(PETR3;PETR4), Sérgio Caetano Leite, informou que a Petrobras reduzirá a distribuição de dividendos para ampliar os investimentos na própria companhia.
A nova política de remuneração deve ser analisada pelo conselho até o final do mês e,claro, trazer consequências aos acionistas. Ruy Hungria disse que a redução já deve constar para os dividendos relacionados ao segundo trimestre de 2023. Veja o vídeo: entenda quais os impactos para os acionistas e se é hora de fugir das ações.
Bolsa estagnada; o que acontece com os fundos imobiliários?
A alta da bolsa nos últimos meses também aumentou o interesse por fundos imobiliários, que em muitos momentos acabam sendo até mais procurados do que os ativos de renda fixa.
Os fundos de tijolo em logística tendem a se valorizar com a queda de juros, mas Caio Araújo alerta que a desaceleração da demanda, a vacância e a estagnação dos preços podem afetar esses fundos. Veja o vídeo e confira o destaque de oportunidade da semana no segmento.
Este foi o Giro da Semana.
Nos vemos semana que vem.