BusinessTimes

E-commerce no Brasil hoje é 10% de seu potencial, diz Gabriel Bollico, empresário que concorre com varejistas

25 maio 2022, 6:41 - atualizado em 25 maio 2022, 6:41
Gabriel Bollico
Sócio da Proxys Group, Gabriel Bollico avalia que apenas 10% do potencial do Brasil no varejo digital é explorado. Entenda mais sobre o assunto. (Imagem: Divulgação/Proxys Group)

“O Brasil ainda tem muito a crescer na venda digital em e-commerce”.

A frase é de quem é referência no assunto há mais de dez anos: o empresário Gabriel Bollico, sócio da Proxys Group, concorrendo em área dominado por Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3) e outras grandes varejistas.

O empreendedor começou “do zero” e, hoje, tem o que pode ser chamado de império digital.

Com ativos que exploram desde o desenvolvimento de softwares à loja de compra e venda de games usados, Gabriel avalia que o mercado nacional ainda pode explorar muito o potencial de venda do Brasil tanto para o brasileiro quanto para o exterior.

“É mito que o e-commerce está saturado. O varejo online não vende nem 10% do varejo total brasileiro. Mas é necessário um grande conhecimento para começar. O necessário é o estudo e o conhecimento no longo prazo, o que também é uma consequência do trabalho bem feito. Fato é que hoje existem excelentes ferramentas boas e de baixo custo que auxiliam nesta jornada”, fala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferencial

Com os juros em pleno ciclo de alta no Brasil, o varejo é um dos setores mais afetados devido ao menor poder de compra das famílias, sobretudo em compras à prazo.

No entanto, o e-commerce tem a vantagem de ter custos menores do que um negócio puramente físico, lembra Bollico e acrescenta ser possível competir com grandes varejistas no meio online.

“Também é mito dizer que é impossível concorrer com os gigantes do varejo. De fato, eles têm história e dinheiro, só que existem oportunidades e metodologias de negócio, que podem ser o grande diferencial para a virada de chave. Sem falar que o trabalho bem feito proporciona usar até o que os grandes do varejo têm a oferecer criando parcerias com eles”, ressalta.

No Brasil, o e-commerce representou 11% das vendas do varejo em 2020, 75% acima dos 6% registados antes da pandemia de Covid-19, de acordo com dados do índice macroeconômico SpendingPulse, da Mastercard.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!