E-commerce fatura R$ 2,2 bilhões no Dia das Mães em 2019, diz pesquisa
Os sites de vendas on-line faturaram R$ 2,2 bilhões no Dia das Mães em 2019, um crescimento de 5% na comparação com o mesmo período do ano anterior, aponta estudo da Ebit/Nielsen.
O número de pedidos aumentou 20%, para 5,5 milhões, enquanto o tíquete médio registrou retração de 12%, para R$ 402. O levantamento compreende as compras realizadas entre os dias 27 de abril e 11 de maio de 2019.
“Podemos observar com os resultados que, apesar de maior participação online, os brasileiros estão mais cautelosos nos gastos. Eles procuram manter o orçamento livre de dívidas, deixando para desembolsar mais nas vésperas da data, após pagamento das contas”, afirma Ana Szasz, diretora-executiva de Ebit/Nielsen.
“Não podemos dizer que esse é um comportamento definitivo, mas um indicador, que será confirmado ou não no decorrer do ano. A dica para os varejistas é se preparar para atender de forma criativa essa demanda de última hora no mundo online-conectado”, explica.
De acordo com estimativas da Ebit/Nielsen, o período do Dia das Mães pode corresponder a 3,6% dos R$ 61,2 bilhões previstos em faturamento pelo e-commerce em 2019, sendo a segunda data comemorativa mais importante para o calendário do varejo nacional (perde apenas para Natal, que compreende Black Friday).
Moda e Acessórios, Perfumaria e Cosméticos e Casa & Decoração foram as categorias mais compradas com a intenção de presentear. O ranking do faturamento, por sua vez, foi liderado por Eletrodomésticos, Telefonia/Celulares e Casa & Decoração.