E-commerce deve faturar R$ 9,9 bilhões no Natal, diz Nielsen
Segundo dados da análise realizada pela Ebit/Nielsen, estima-se que o comércio eletrônico fature R$ 9,9 bilhões no Natal deste ano, 13,5% a mais em comparação ao mesmo período de 2017.
A empresa acredita que o número de pedidos cresça 6%, chegando a um montante de 20,2 milhões. O tíquete médio deve subir 7%, terminando em R$ 490.
A Black Friday também entrou no levantamento, que começou em 15 de novembro e terminou no dia 24 de dezembro. De acordo com a Ebit/Nielsen, 26% das compras de Natal foram realizadas durante o período correspondente à Black Friday, o que comprova o aumento da relevância dessa data para as vendas de Natal.
Caso as projeções se confirmem, o período do Natal irá corresponder a 18,3% de todas as vendas realizadas em 2018 no e-commerce. “Até por conta da Black Friday, que em apenas 48 horas representou quase 5% do faturamento anual dos varejistas eletrônicos, as vendas de Natal deverão ser maiores que a soma de todas as principais datas”, aponta Ana Szasz, líder comercial da Ebit|Nielsen.
Para Szasz, o maior obstáculo para o comércio eletrônico durante essas últimas semanas do ano deverá ser questão de logística. “Os brasileiros geralmente deixam suas compras para a última hora e mesmo com alguns varejistas empenhados em fazer as entregas antes do dia 24, ainda existe uma grande parcela que não consegue mensurar direito ou mesmo garantir que o frete seja realizado na data exata da entrega”, explica a líder.