E a Diem? Carteira Novi está “pronta para o mercado”, afirma líder do Facebook Financial
David Marcus, líder do Facebook Financial (F2) e da carteira digital Novi, parece confiante sobre a capacidade da Novi em ter sucesso, apesar dos mais de dois anos de problemas regulatórios.
Em uma publicação desta quarta-feira (18), Marcus afirmou:
Novi está pronta para chegar ao mercado. Está regulada e estamos confiantes de nossa capacidade em superar os altos padrões de compliance que nos serão exigidos.
Inicialmente, Novi havia sido anunciada com o nome Calibra, uma carteira desenvolvida para a Libra — que também possui um novo nome: Diem.
Ambos os projetos enfrentaram problemas regulatórios logo após o Facebook (FB; FBOK34) ter anunciado o projeto em junho de 2019. Diem ainda precisará ser oficialmente lançado e a organização que apoia o projeto migrou da Suíça para os Estados Unidos.
Marcus fez uma alusão a essa retaliação dos legisladores, referindo-se às iniciativas de bloqueio do envolvimento do Facebook no sistema de pagamentos como algo “profundamente não americano”.
Em seguida, ele enfatizou a utilidade das stablecoins — criptomoedas de valor estável e lastreadas a alguma moeda nacional, como o dólar americano — e a necessidade de um desses ativos ascender e liderar:
O que define uma stablecoin bem-desenvolvida é a forma como suas reservas são projetadas e gerenciadas, quão transparentes são aos clientes e reguladores e quais proteções a clientes e recursos de compliance a emissora oferece.
Recentemente, foi noticiado que Novi está explorando o uso de outras stablecoins. Na publicação, Marcus pareceu compartilhar do interesse da Novi em estabelecer uma certa distância da marca Diem:
Nos EUA, garantimos licenças ou aprovações para Novi em quase todos os estados e não iremos lançá-la em nenhum lugar onde ainda não tenhamos obtido tais concessões. A Associação Diem se tornou uma entidade independente.
Crescimento do banco Silvergate pode ser ainda maior
com a ajuda da stablecoin Diem