CryptoTimes

dYdX e StarkWare anunciam contratos perpétuos que prezam pela escalabilidade

24 fev 2021, 13:56 - atualizado em 24 fev 2021, 13:56
A fim de escalar a experiência de negociação, dYdX e StarkWare criaram um protocolo de segunda camada para contratos perpétuos de margem cruzada, com base no mecanismo de escalabilidade StarkEx e nos contratos autônomos e perpétuos da dYdX (Imagem: dYdX/Blog)

Nesta quarta-feira (24), a corretora descentralizada de derivativos dYdX anunciou que seus contratos perpétuos estão disponíveis para negociação na StarkWare, solução de escalabilidade em segunda camada e desenvolvida na Ethereum.

Escalabilidade é a capacidade de um sistema ou rede se ampliar e fazer a gestão da crescente demanda. Primeira camada é o termo usado para descrever a arquitetura principal do blockchain.

Segunda camada é uma estrutura ou um protocolo secundário, criado acima de um sistema de primeira camada, em que o objetivo principal é aumentar a velocidade de transações e resolver as dificuldades de escalabilidade enfrentadas por grandes redes cripto.

Neste momento, a solução de segunda camada está na fase alfa, com limite de depósitos. O lançamento público e completo está previsto “para daqui a algumas semanas”, disse a dYdX.

dYdX firmou uma parceria com a StarkWare em agosto de 2020 para unir a escalabilidade da Ethereum à sua famosa oferta de contratos perpétuos. O objetivo era aumentar a capacidade de transações, reduzir taxas de negociação para usuários e melhorar outros recursos.

Agora que a solução de escalabilidade da StarkWare, baseada em zk-rollups, está disponível na dYdX, a corretora disse que seus usuários podem negociar contratos perpétuos com custos zerados de gás — taxa paga a mineradores para que a transação seja acrescentada rapidamente ao blockchain Ethereum — e diminuir taxas de negociação.

O limite das taxas é de 0,150% dos volumes negociados, segundo novas informações disponíveis no site da dYdX. Esse limite é condizente com a oferta de outras corretoras centralizadas, segundo a dYdX.

Além das baixas taxas, investidores irão se beneficiar de menores tamanhos de negociação, alta alavancagem de até 25 vezes, processo “instantâneo” de transações e oráculos de preço mais rápidos, afirmou a corretora. Para a parte dos oráculos, dYdX firmou uma parceria com a Chainlink.

Oráculos: os guardiões do blockchain

Fundada em 2017 e apoiada pelo fundo de capital de risco a16z, dYdX é uma das maiores corretoras descentralizadas do mercado. A corretora teve volume de US$ 932 milhões em janeiro.

Com a integração de segunda camada, dYdX se torna a segunda grande corretora descentralizada a lançar uma solução de escalabilidade na Ethereum. Este ano, Synthetix lançou uma solução de escalabilidade da Optimism, que utiliza optimistic rollups.

ZK e optimistic rollups são soluções de escalabilidade para a Ethereum e têm seus prós e contras.

Zk-rollups usam uma técnica criptográfica chamada “provas de conhecimento zero” (ZKPs) que executa computações fora do blockchain e enviam uma prova de validação à Ethereum. Assim, quando uma transação acontece usando zk-rollups, é aprovada.

Já optimistic rollups assumem que uma transação pode ser contestada, caso necessário, mas sua implementação não requer alteração no código.

dYdX afirma ter escolhido zk-rollups porque a solução da StarkWare já estava sendo desenvolvida quando firmou uma parceria com a startup. A corretora descentralizada DeversiFi, por exemplo, também usa a solução de escalabilidade da StarkWare.