Duratex

Duratex sobe mais de 4% com balanço do trimestre superando as estimativas

02 ago 2018, 13:18 - atualizado em 02 ago 2018, 13:18

Por Investing.com – As ações da Duratex (DTEX3) avançam 4,02% a R$ 10,62, no começo da tarde desta quinta-feira na B3. O mercado recebeu de forma positiva o balanço do segundo trimestre da companhia, que apresentou lucro líquido de R$ 166,5 milhões, puxado pela venda de terras e florestas.

Para a Mirae Asset, oresultado foi positivo, ficando acima da expectativa, já que a projeção para os próximos trimestres é de recuperação, com melhora de atividade econômica e impactos da venda de florestas para a Suzano (SUZB3). Os analistas recomendam a compra, com potencial de valorização de 14%, esperando que os números também sejam revisados para cima pelo mercado. A DTEX3 negocia a um múltiplo EV/EBITDA 2018 de 8,7x e para 2019 de 8,2x.

A Coinvalores destaca que a companhia apresentou aumento de 27,4% em sua receita líquida em relação ao mesmo período de 2017. O crescimento de 22,8% da receita no mercado interno refletiu principalmente a alta no volume vendido nas divisões madeira e Deca, a venda de ativo biológico, a incorporação dos resultados da divisão de revestimentos cerâmicos e os aumentos de preço realizados no período.

No mercado externo, a alta foi de 49% com destaque para a elevação do volume exportado de painéis de madeira e os efeitos decorrentes da variação cambial. O EBTIDA ajustado (desconsiderando a venda de terra e florestas para a Suzano) veio 23,5% maior se comparado com o 2T17, dado o maior controle de custos e despesas.

O lucro líquido recorrente do 2T18 foi 11,0% maior, refletindo em um ROE de 2,3%. Para os próximos períodos, a Duratex enfatiza que o cenário continua complicado e muito volátil, entretanto, segue confiante na melhoria da rentabilidade de seus negócios, principalmente por conta de suas iniciativas de venda de ativos tanto para a Eucatex (EUCA4) quanto para a Suzano, além da criação de uma joint venture com o grupo austríaco Lenzing para a produção de celulose solúvel.

A Coinvalores lembra que outro evento relevante e que irá trazer boa rentabilidade, com melhores margens, é o seu plano de expansão da capacidade produtiva em revestimentos cerâmicos. Desta forma, com o melhor resultado reportado neste 2T18 e as boas perspectivas, a expectativa é que suas ações irão performar de forma positiva no pregão de hoje.

investing@moneytimes.com.br
Leia mais sobre: