Duratex anuncia fábrica de celulose com austríaca Lenzing
A Duratex (DTEX3) anunciou nesta quinta-feira (21) a construção de uma fábrica para produção e comercialização de celulose solúvel com a austríaca Lenzing em uma joint venture com participação acionária de 49% e 51%, respectivamente. O acordo também garante a venda da totalidade da produção de celulose solúvel para a Lenzing.
Segundo o comunicado enviado pela brasileira, a nova empresa terá como atividade a produção e comercialização de celulose solúvel do tipo viscose, com localização no Estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, próximo a São Paulo. A capacidade anual deverá ser de 450 mil toneladas. O investimento será de US$ 1 bilhão.
A contribuição chave da Duratex será através do aporte de ativos florestais de cerca de 43 mil hectares de efetivo plantio de eucaliptos 100% certificados que possui na região, completando com aporte financeiro. Para compor o montante total do investimento, a joint venture buscará recursos através de financiamento de terceiros, visando otimizar sua estrutura de capital.
A companhia explica que o acordo não afetará a capacidade de fornecimento de madeira própria da Duratex para suas unidades de produção de painéis, já que a área florestal foi conduzida especificamente para suportar o projeto de expansão de painéis de madeira anteriormente previsto e que não será desenvolvido.
A decisão final quanto a implementação do projeto ocorrerá no segundo semestre de 2019 e começo da produção está previsto para 2022.
“Com esta associação, a Duratex irá otimizar a utilização de seus ativos florestais atualmente excedentes, alavancando a rentabilidade das operações recorrentes. Essa operação pretende diversificar os riscos da Companhia, ampliando seu leque de atuação para o mercado de celulose, que possui menor exposição ao nível de atividade do mercado doméstico”, diz a companhia.