Duas Sessões: metas para o crescimento da China e crise no setor imobiliário serão pautas
Nesta segunda-feira (04), começou a 14ª Assembleia Popular Nacional, evento que também é conhecido como “Duas Sessões“. Até o dia 11, os caciques políticos da China decidirão o rumo do país através de duas reuniões paralelas.
- Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.
O que são as “Duas Sessões”?
Durante o período, serão promovidas duas reuniões simultâneas: a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), e o Congresso Nacional do Povo (NPC), considerado o principal.
A reunião do comitê consultivo fornece sugestões políticas aos legisladores chineses e, ontem (03), um porta-voz afirmou que “os temas econômicos são de grande preocupação” para os membros.
A reunião do NPC começa na terça-feira (05) no Grande Salão do Povo de Pequim, com a análise de projetos de lei que devem ser aprovados pelos líderes do Partido Comunista.
Economia da China continuará deixando o mundo em alerta
Entre os temas que serão discutidos pelas autoridades, estão a projeção para o crescimento do PIB, os déficits fiscais e as taxas de desemprego entre os jovens, atualmente em 15%.
Para a economia, a crise no setor imobiliário, que causa queda no consumo da população chinesa e afeta outras economias, como a brasileira, estará no centro das atenções.
Também, é esperado que a meta do PIB para 2024 continue em cerca de 5%. No ano passado, a taxa foi de 5,2%, a menor em décadas.