Duas marcas são denunciadas por propaganda enganosa pelo Idec; veja
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acusa a Wickbold e a Nutrella, da Bimbo Brasil, de violarem o Código de Defesa do Consumidor (CDC) por fazerem publicidade enganosa em seus produtos.
Junto ao Procon, do Distrito Federal, o órgão protocolou denúncia contra as marcas na sexta-feira (4), segundo informações da Folha de S. Paulo.
A denúncia foi em relação às linhas 100% Nutrição, da Wickbold, e 100% Natural, da Nutrella. Segundo o Idec, o real percentual dos ingredientes integrais dos produtos está sem destaque no rótulo e podem induzir ao erro.
Da Nutrella, o instituto denuncia o pão de forma 53% integral 100% Natural. Já da Wickbold são: 65,9% integral Do Forno 100% Nutrição; 58,6% integral 100% Nutrição Girassol & Castanha; 56,7% integral 100% Nutrição Tradicional; 52,5% integral 100% Nutrição Teff & Avelã; e 37,9% integral 100% Nutrição Proteína.
Segundo o Idec, a denúncia considera os rótulos velhos e novos dos produtos, além de queixas online de consumidores.
O que dizem as empresas?
Em nota à Folha, a Wickbold disse que, antes, usava o termo “100% Integral” pois os produtos eram feitos com farinha integral.
No entanto, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criar uma legislação para produtos integrais, mudaram para “100% Nutrição”, mas a formulação da linha continua a mesma, segundo a empresa.
Já a Bimbo Brasil, dona da Nutrella, afirmou estar disposta a prestar esclarecimento ao Procon, mas que não foi notificada.
Eles ainda ressaltam que trabalham de forma transparente e alegam que as embalagens estão de acordo a legislação da Anvisa.