Drops do Mercado: #VaiTerHike e vai ser logo! – 2
William Alves é sócio na Valor Gestora de Recursos e escreve em seu blog Bugg
Comentei na semana passada?
“Mas me parece que só uma catástrofe no payroll que vai ser divulgado na sexta é que seria capaz de alterar isso…ou seja, esse cenário de hike de juros agora em março. E catástrofe não é o que os indicadores antecedentes dizem a respeito…seria realmente uma surpresa e tanto…abaixo o Gallup Job Creation Index”
Bom, não teve catástrofe nenhuma e o payroll só confirmou algo que o ADP já tinha sinalizado na quarta, ou seja, que a economia americana esta forte e o mercado de trabalho aquecido! Taxa de desemprego foi de 4,7%! Em linha, mas é expressivo! Sobre o ADP de quarta achei esse infográfico mostrando os responsáveis pelo dado forte: pequenos e médios negócios; setor de construção e indústria.
Agora me pergunto o que será do mercado de trabalho sem os imigrantes…projeções dão conta de uma diminuição da população apta a trabalhar…com menos trabalhadores, os empregadores seriam empurrados a oferecer melhores salários e com isso perder competitividade…seria uma belo tiro no pé não é mesmo?!
Esse mercado de trabalho forte aliado ao gráfico abaixo que mostra o crescimento dos preços de produtos importados pelos EUA (grande parte commodities) reforçam a tese de elevação de juros agora em março.
E não só em março…já cresce as apostas em elevação de juros em junho…com isso a probabilidade de termos 3 hikes no ano também aumentaram chegando a ~40%.
E pra quem acha muito, a famosa regra de Taylor aplicada a atual realidade dos EUA aponta pra fed funds em 4%!
Outro fator que mostra que economia por lá está firme é a confiança do consumidor atingindo máximas….
Não por acaso o S&P também se mantem nos highs….não é uma relação causa efeito, mas existe sim uma intersecção, uma relação entre confiança do consumidor e o desempenho de bolsa.
Se no curto prazo tudo parece ir muito bem, no longo prazo….well até lá estaremos mortos….será?
De qualquer forma alguns desafios se colocam. Além da questão acima mencionada de falta de mão de obra, outros 3 pontos chamam atenção:
(i) Nível de endividamento dos estudantes ou jovens nos EUA é bastante elevado, o que deve travar a compra do primeiro imóvel para muitos desses.
(ii) Produtividade da economia americana ainda segue baixa. O que mudará esse trend?
(iii) Endividamento do país não para de crescer!
Mas enfim isso é coisa de longo prazo e dos americanos … considerando a nossa previdência, diria que já estaremos mortos quando isso estourar…rs