Drops do Mercado: A tônica da semana
William Alves é sócio na Valor Gestora de Recursos e escreve em seu blog Bugg
Vamos lá começo chamando atenção para os posts de sexta…excepcionalmente escrevi algumas coisas durante a semana e compartilhei na sexta…seguem super válidas:
DROPS DE CALLS…IDEIAS EM PAPÉIS
Agora o post que serve como tônica é esse:
Que vem acompanhado do maior indicador de todos os tempos para mudança de tendência, especialmente para possíveis quedas na bolsa…a capa da Exame:
heheheh
Mas vejam como são as coisas…Li o seguinte:
“Medidas de Trump trazem cautela aos mercados”
Mas não era o Trump a grande razão para todo esse otimismo que sustenta o S&P e os ativos de risco?
Todo mundo não sabia que as delações seriam entregues e que fevereiro tem um turmoil político vindo?!
Cada vez mais chego a conclusão que o mercado é que nem mulher: melhor não tentar entender…apenas aprecie!
Mas voltando a uma parte mais técnica, lembram que eu falei na semana passada que tinha gente apostando no VIX? Pois é ele ensaiou uma alta, mas voltou a patamares historicamente baixos na sexta (menor nível desde 2007!!!), mas hoje já ensaia nova alta…será que estamos num ambiente tão calmo e tranquilo para a vol ficar lá embaixo? Polêmico!
Mais ainda quando se coloca na conta que o US Economic Policy Uncertainty Index segue perto das máximas históricas….
Enfim…só me parece que as coisas não fecham…não se encaixam bem…sei lá.
Não vou ser enfadonho com gráficos aqui…mas a treasurie se recuperou e parece seguir para o alto novamente buscando as máximas alcançadas em dezembro…isso puxa o dólar pra cima e tende a não ser muito bom para emergentes… ahhh o S&P será que realiza? vamos ver.
Corroborando essa cautela me preocupa o nível elevado de especulação no petróleo….sabemos que pessoal que “traida” isso desmonta posição rapidinho hein!
Ajuda a atrapalhar a vida dos ativos de risco, uma semana carregada de eventos: decisão de juros nos EUA na quarta; decisão de juros também na Inglaterra na quinta; mais política monetária, mas no Japão onde o BoJ decide sobre taxa de juros e outros instrumentos na terça, nos impactando aqui na quarta; tem o payroll também na sexta. Isso só pra falar dos eventos principais…tem mais uma porrada de dados saindo ao longo da semana.
Por isso, me parece que a tônica da semana seja realmente cautela.
A safra de balanços também ajuda a botar mais lenha na fogueira.
Por tudo isso acho que vale cotar put…ver put spread…aproveitar e botar no bolso os ganhos do janeirão! Lucro bom é lucro no bolso!